Microsoft lança prévia de kit de ferramentas para Surface Duo

2 min de leitura
Imagem de: Microsoft lança prévia de kit de ferramentas para Surface Duo

A Microsoft anunciou em 2019 dois aparelhos da linha Surface com duas telas, chamados Surface Duo, que rodará Android, e Surface Neo, que rodará uma versão especial do Windows 10. Agora, a empresa lançou uma prévia do kit de desenvolvimento do Surface Duo, mostrando um pouco como o aparelho com duas telas deve funcionar.

A Microsoft revelou o SDK, ou kit de desenvolvimento, para o Surface Duo para que desenvolvedores possam começar a criar aplicativos e soluções para o sistema com duas telas. O SDK conta com APIs nativas de Java que suportam esse desenvolvimento, incluindo DisplayMask API, sensores que identificam o ângulo de fechamento do aparelho e outras funções especiais dele.

Fonte: Microsoft/Divulgação

Além disso, os desenvolvedores terão um emulador de Android que mostra uma versão do Surface Duo para que eles possam testar seus aplicativos sem precisar ter o aparelho físico em mãos. O emulador, que será integrado ao Android Studio, simulará posições, gestos, ângulos de fechamento entre outras particularidades do Duo.

O pessoal do site Windows Central já conseguiu testar as ferramentas e publicou um vídeo que mostra essa simulação do Surface Duo, dando uma prévia, ainda bastante preliminar, do que a Microsoft tem em mente para o aparelho com duas telas.

Data para lançamento do kit de desenvolvimento do Windows 10X

A Microsoft ainda terá o segundo aparelho com duas telas da linha, chamado Surface Neo. Esse aparelho rodará uma edição especial do Windows 10, chamada de Windows 10X, mas, até o momento, ainda não se sabe como ele vai funcionar no gadget.

Isso deve mudar no dia 11 de fevereiro, quando uma versão do kit de desenvolvimento para o sistema será lançado. A empresa já revelou alguns detalhes desse SDK, que vai contar com APIs nativas do Windows para ajudar no desenvolvimento de aplicativos que operem com as duas telas do Neo.

Fonte: Microsoft/Divulgação

Assim como o SDK do Surface Duo, a Microsoft lançará um emulador para que desenvolvedores testem seus aplicativos já existentes na Universal Windows Plataform (UWP) e programas Win32 em situações com uma ou duas telas. Ele deve simular situações comuns sem que os desenvolvedores precisem de um aparelho físico.

Além disso, a Microsoft deve propor novos parâmetros para a web para aproveitar melhor o layout com duas telas, confirmando que Web Apps progressivos serão suportados no lançamento com o novo Microsoft Edge, podendo ser instalados diretamente do navegador no Windows 10X e Android.

A Microsoft deve apresentar mais informações sobre o desenvolvimento do Surface Duo e Surface Neo na Microsoft 365 Developer Day, que acontecerá no dia 11 de fevereiro.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.