Pesquisa aponta que o Android não é tão fragmentado quanto parece

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Um dos principais problemas do Android em relação à concorrência é a fragmentação do sistema operacional. Como muitos aparelhos rodam versões mais antigas da plataforma e as fabricantes não seguem o padrão de atualizações da Google, se torna difícil criar aplicativos e soluções de segurança que funcionem de forma uniforme nesse universo.

No entanto, um relatório divulgado pela Apteligent mostra que a situação não é tão grave quanto a Google dá a entender. Isso porque, enquanto a empresa usa como base para cálculo o número de pessoas que acessam a Play Store, a companhia de pesquisas se baseia na quantidade de consumidores que usou seus gadgets para conectar à internet.

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Com isso, os números da Apteligent mostram que 19,42% dos aparelhos Android já possuem a versão Marshmallow, enquanto os dados oficiais afirmam que somente 10% deles possui o software. Grande parte da disparidade é explicada pelo mercado chinês, em que é comum que smartphones e tablets usem lojas de aplicativos alternativas.

Metodologias distintas

As disparidades nas metodologias também surgem graças à maneira como a Google registra cada versão do sistema. Enquanto para a empresa basta ter a Play Store instalada, a Apteligent levou em consideração os dispositivos que realmente estão sendo utilizados naquele momento.

Metodologia diferenciada permitiu à Apteligent obter números distintos dos divulgados pela Google

Assim, a companhia de pesquisas chegou à conclusão que o Android Lollipop está presente em 49,2% do mercado, enquanto o KitKat aparece em 24,91% dos aparelhos ativos. Em compensação, versões mais antigas como o Froyo não aparecem no relatório, apesar de continuarem constando nos números oficiais.

A conclusão do relatório é que 93% do mercado é dominado pelas três versões mais recentes do sistema operacional, o que mostra um cenário mais favorável que aquele indicado pela própria criadora da plataforma. Independente da pesquisa consultada, a Google deve continuar procurando métodos de acelerar o lançamento das versões mais recentes de suas plataformas para as mais diversas fabricantes desse universo.

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