China lança foguete com cápsula espacial que pode chegar à Lua

1 min de leitura
Imagem de: China lança foguete com cápsula espacial que pode chegar à Lua
Imagem: CGTN

Nesta terça-feira (5), a China lançou, pela primeira vez da Ilha de Hainan, um foguete Longa Marcha, o mesmo que será utilizado para carregar peças até a órbita terrestre para a construção de uma nova estação espacial.

Os testes do chamado 5B incluíram uma cápsula vazia de passageiros, que, segundo a Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China, comporta até seis pessoas em uma só viagem. Como foguetes do tipo são veículos lançadores descartáveis, ele apenas deixou a nave em órbita e, tendo sido bem-sucedido, já cumpriu seu papel.

Foguete será o mesmo utilizado para construção de estação espacial.Foguete será o mesmo utilizado para construção de estação espacial.Fonte:  Taiwan News 

Agora, avaliações serão realizadas justamente com a parte tripulável antes de ela retornar à Terra nos próximos dias, que colocarão à prova protetores térmicos, paraquedas e air bags. Dando tudo certo, o país estará mais próximo de explorar o espaço por conta própria.

Essa cápsula é parecida com a Orion, projetada pela NASA para missões tripuladas à Lua e Marte – já testada em 2014, mas cujo foguete de lançamento não passou da fase de desenvolvimento até então.

Agora, falando do 5B: ele é capaz de transportar até 22 toneladas de carga até a órbita, medindo aproximadamente 54 metros de altura. Como dito, espera-se que nos próximos anos a China inicie a construção de sua nova estação espacial, que terá um tamanho modesto comparado ao da ISS, apenas um quinto dela. A primeira etapa para isso, aparentemente, já foi superada com o evento de hoje.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.