Globo fará transmissão ao vivo em 8K durante Jogos Olímpicos do Rio

1 min de leitura
Imagem de: Globo fará transmissão ao vivo em 8K durante Jogos Olímpicos do Rio

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro não serão especiais só por trazerem a histórica competição para a cidade brasileira. Durante o evento, será possível ainda ter uma experiência inédita com o futuro da TV. Em parceria com a emissora japonesa NHK, a Globo fará as primeiras transmissões ao vivo em 8K abertas ao público.

Esta é a primeira vez no mundo em que haverá uma transmissão terrestre ao vivo em 8K, graças à chamada utilização racional do espectro eletromagnético. Essa técnica é superior ao atual padrão do sistema de distribuição de sinal no Brasil. Atualmente um dos padrões mais avançados de resolução, o 8K é considerado 16 vezes superior ao HD.

As sessões serão realizadas no Museu do Amanhã e incluem a transmissão das cerimônias de abertura e de encerramento, além de competições de diversas modalidades. As informações completas sobre a programação e a inscrição para as sessões estarão disponíveis no site do local.

Preparando o futuro

É verdade que, por enquanto, até o 4K tem apenas engatinhado no Brasil. Porém, o público e as empresas só têm a ganhar com essas parcerias. Segudo a emissora brasileira, a demonstração reforça a importância da TV aberta e a evolução para uma experiência mais imersiva.

A Globo vem investindo na produção de conteúdo em UHD desde 2012, quando produziu em 4K o filme "O Tempo e o Vento" Desde então, a emissora ampliou o seu parque tecnológico e, atualmente, disponibiliza outros dois títulos pelo Globo Play. Os testes com 8K começaram em 2013, com o Carnaval, e no ano seguinte com a Copa do Mundo — também em parceria com a NHK.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.