Enorme vazamento revela mais de 26 bilhões de dados na internet

1 min de leitura
Imagem de: Enorme vazamento revela mais de 26 bilhões de dados na internet
Imagem: GettyImages

Cerca de 13 TB de dados foram vazados nesta terça-feira (23). Apelidado de "Mother of All Breaches" (MOAB, ou "Mãe de todos os vazamentos", em tradução livre), o crime revelou mais de 26 bilhões de registros, incluindo dados de sites do LinkedIn e do X, antigo Twitter.

As informações não são de um único vazamento, mas de um aglomerado deles. A maioria dos dados divulgados são de bases já comprometidas, mas devido ao volume de conteúdo, é possível que registros novos também tenham sido atingidos.

A MOAB contém 26 bilhões de registros distribuídos em 3,8 mil pastas, totalizando cerca de 13 TB de dados.A MOAB contém 26 bilhões de registros distribuídos em 3,8 mil pastas, totalizando cerca de 13 TB de dados.Fonte:  GettyImages 

Segundo o site Cybernews, a MOAB contém 26 bilhões de registros dentro de 3,8 mil pastas, cada uma delas correspondente a um vazamento. Marcas como Tencent, Weibo, LinkedIn, Adobe e X foram afetadas.

Contudo, essas não foram as únicas. A MOAB também inclui registros de organizações governamentais brasileiras e estadunidenses.

Como se proteger

Embora a maioria dos dados seja de vazamentos antigos, é importante redobrar a atenção agora que as informações foram republicadas.

Se você utiliza a mesma senha em vários sites e há muito tempo, por exemplo, é importante atualizá-las. Ativar recursos como a autenticação de dois fatores também pode ajudar a proteger suas credenciais.

Além disso, fique atento a tentativas de phishing por e-mail ou mensagem. Não baixe anexos de fontes desconhecidas ou clique em links que não tenha certeza de que são seguros.

Como saber se seus dados foram vazados?

Uma boa forma de verificar se suas informações pessoais foram comprometidas é consultar o serviço "Have I Been Pwned". Lá, é possível verificar se seu e-mail ou senha aparecem em bases de dados violadas.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.