Suicídio entre adolescentes aumenta após estreia de 13 Reasons Why

2 min de leitura
Imagem de: Suicídio entre adolescentes aumenta após estreia de 13 Reasons Why

Atenção! Essa notícia pode conter informações sensíveis para algumas pessoas.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou o aumento de quase 29% no número de suicídios entre jovens de 10 a 17 anos no país logo após a chegada da primeira temporada de 13 Reasons Why à Netflix.

Publicado no Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, o estudo mostrou que o número de suicídios registrados em abril de 2017 foi maior que em todos os meses entre janeiro de 2013 e dezembro de 2017. Esse aumento foi impulsionado principalmente entre jovens do sexo masculino; e, embora o número de casos com adolescentes do sexo feminino também tenha aumentado, isso não foi relevante em termos estatísticos.

Os cientistas envolvidos não sabem precisar se esses jovens assistiram à série ou como ela os afetou — e é importante ressaltar que a pesquisa registrou apenas uma correlação, e não uma relação causal. No entanto, reforça que as taxas de suicídio costumam ser afetadas por fatores sazonais e que o período dos casos e a idade das vítimas coincidem de tal maneira que uma conexão não pode ser ignorada.

O estudo concluiu que 13 Reasons Why pode ser associada a um surto de suicídio entre jovens e por isso contraindica que crianças e adolescentes assistam à série. “Os resultados devem aumentar a conscientização de que os jovens são particularmente vulneráveis à mídia”, disse Lisa Horowitz, pesquisadora do National Institute of Mental Health, em comunicado.

A Netflix se pronunciou sobre a divulgação da pesquisa em um comunicado oficial: “Esse é um tópico extremamente importante e trabalhamos arduamente para garantir que lidamos com essa questão sensível de maneira responsável”.

Atualmente, 13 Reasons Why tem duas temporadas disponíveis no serviço de streaming. O terceiro ano está em processo de produção e a expectativa é de que seja lançado ainda em 2019.

Uma série polêmica

https://tm.ibxk.com.br/2019/05/02/02145322675177.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2019/05/02/02145322675177.jpg" style="height:auto;vertical-align:middle;

Baseada em um livro de 2007, 13 Reasons Why conta a história de uma adolescente de 17 anos que comete suicídio e deixa para trás uma série de fitas cassete nas quais detalha os motivos pelos quais resolveu tirar a própria vida. Embora tenha sido um verdadeiro sucesso de crítica e público, a série também foi bastante criticada na época de seu lançamento por apresentar contornos românticos em relação ao suicídio para uma parcela da população que é particularmente frágil.

Suicídios raramente são causados por um único motivo. Fatores comuns de risco são abuso de álcool e de drogas, problemas de saúde mental e privações sociais. Nesse contexto, 13 Reasons Why aparece como um gatilho.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) presta apoio emocional 24 horas por dia e 7 dias por semana a todos que precisam conversar. Você pode ligar para o número 188 ou acessar o site oficial — o contato é totalmente sigiloso.

Este texto foi escrito por Kamylla Silva via nexperts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.