Voxel

Desempenho do Xbox One deve continuar aumentando graças à nuvem

Último Vídeo

Caso você esteja disposto a investir na compra do Xbox One durante seu lançamento, prepare-se para ter em casa um console bem diferente daqui há alguns anos. Segundo o vice-presidente corporativo da Microsoft, Phil Harrison, o console deve continuar evoluindo de maneira constante graças à integração de seus sistemas com a nuvem.

“O jeito de manter o mercado fresco é atualizar a tecnologia e manter o ecossistema de desenvolvimento crescendo para que novas experiências continuem surgindo”, disse o executivo à MCV. “Com o Xbox One usando o poder da nuvem podemos adicionar recursos e funcionalidades e aumentar a performance do console com o passar do tempo. Acredito que isso vai deixar a plataforma atual durante um longo período de tempo”.

Essa não é a primeira vez que a empresa fala do potencial que a nuvem traz ao novo video game. Anteriormente, a companhia afirmou que será possível realizar o cálculo de processos não críticos em servidores externos, o que permitiria que a CPU e a GPU da plataforma se focassem na renderização de elementos gráficos específicos. No entanto, até o momento, a Microsoft ainda não mostrou como essa ideia se aplica na prática.

LIVE reformulada

Um dos principais recursos do Xbox 360, a LIVE deve passar por algumas reformulações na plataforma de nova geração. Segundo a Microsoft, através de um aplicativo batizado como “Friends” será possível conferir as atividades realizadas por amigos e até mesmo acompanhar em tempo real aquilo que eles estão jogando no momento — quase como um serviço de streaming.

Além disso, a fabricante deve estrear um novo sistema conhecido como “Smart Match”, que utiliza a reputação dos usuários e seus interesses em comum para dividi-los entre os servidores de um game. Também haverá mudanças no sistema de conquistas, que deixam de ser atreladas a um jogo específico, o que permite aos desenvolvedores mudá-las de forma dinâmica para que elas correspondam à maneira como os consumidores participam de uma experiência.

Para completar, a Microsoft decidiu manter alguns dos privilégios da época em que o console viria carregado de DRM. Todos os usuários da LIVE vão poder designar um “console caseiro”, que permite todos os membros de uma residência tenham acesso à mesma biblioteca de conteúdos multimídia — o que inclui o acesso a modos multiplayer mesmo para quem não possui uma conta Gold cadastrada (contanto que o usuário que criou o perfil possua o serviço ativado).

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.