Voxel

Desenvolvedor de Joe Danger fala sobre o mercado de jogos independentes

Último Vídeo

Img_normalEmbora não queira quebrar o romance que existe em torno dos jogos indie, o CEO da desenvolvedora Hello Games — responsável pelo aclamado Joe Danger —, Sean Murray, afirma: sem a experiência e o suporte necessários, não se vai muito longe na indústria de títulos independentes; sobretudo quando a ideia é transformar a produção de títulos conceituais em um meio de vida.

Em entrevista ao site Gamesindustry.biz, Murray resolveu quebrar um pouco do encanto. “Bem, coisas engraçadas os jogos indie, não? É o artista sofredor”, afirmou ele. “O lugar do artista sofredor não é um grande lugar para se estar, mas é também algo a que muitos aspiram estar. Todos querem ser o artista torturado, porque isso significa que você está produzindo arte.”

Entretanto, as coisas mudam quando a ideia é extrair sustento do setor independente. “Qualquer coisa torna-se diferente quando ocupa todo o seu tempo, não importa o que. Haverá fases em que você terá dúvidas em relação ao que está fazendo”, explicou o executivo.

Em relação à experiência necessária para obter sucesso, parece ser mais uma questão caso a caso. “Eu acho que algumas pessoas podem se tornar boas desenvolvedoras independentes logo após deixarem a universidade”, afirmou Murray, embora admita que um bom desenvolvedor pode nunca ter pisado na faculdade. “Mas experiência ajuda (...). No meu caso, realmente não sei o que teria sido caso não tivesse o conhecimento necessário. Isso porque iniciar uma devidamente uma profissão ligada a games é um grande choque.”

Img_normal

Entretanto, talento e experiência possivelmente não fariam muito sem o suporte necessário. O chefão da Hello Games ressalta a importância de parcerias com varejistas de games online, tal como o Steam, a PSN, a App Store ou a Xbox LIVE. “Eu acredito que, sem o suporte de pelo menos uma dessas redes, as chances de sucesso são reduzidas a nada ou a quase nada.”

 Por fim, uma boa ideia é obter boas dicas de desenvolvedores que já conseguiram seu lugar ao sol. “Não há nada mais reconfortante do que ouvir alguém que já obteve sucesso. Alguém que já atravessou adversidades, que já esteve onde você está agora.” Trocando em miúdos: estude, mantenha contatos... E torça para que a sua visão romântica seja compartilhada por algumas das grandes redes de distribuição online.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.