Voxel
09
Compartilhamentos

Desenvolvedor de Oddworld acha que Microsoft deve aliviar o rigor para jogos entrarem na LIVE

Último Vídeo

Img_normal

Stewart Gilray, CEO da Just Add Water, acredita que a Microsoft precisa começar a tornar mais fácil e menos oneroso para os desenvolvedores lançarem games na Xbox LIVE. O primeiro passo certamente seria acabar com alguns critérios conhecidos publicamente, que impedem inúmeros jogos de serem publicados na Xbox LIVE Arcade.

Essa manifestação vem na cola da recente declaração da Sony, afirmando que os desenvolvedores poderão publicar seus próprios games no PlayStation 4. “Nós ainda não fizemos absolutamente nada sobre inscrições de trabalhos no PS4”, afirma Gilray. “Nós já temos os kits de desenvolvimento, mas nós ainda não fizemos absolutamente nada com eles e, para dizer a verdade, eu não posso falar mais nada sobre isso”, termina ele.

Ainda assim, o CEO da desenvolvedora que criou Oddworld acredita que a Microsoft devia tomar essa ação da Sony como exemplo e se aproximar dos produtores independentes. Mesmo que a companhia ainda faça exigências como a inscrição prévia dos projetos e a triagem do sistema de aprovação, praticamente qualquer um ainda pode participar desta concorrência. Já no caso da LIVE, a questão fica extremamente mais complicada...

Primeiramente, é preciso publicar o trabalho em disco físico, para só então poder ter o jogo compondo a biblioteca de jogos da XBLA. Na sequência, a Microsoft ainda faz com que o jogo independente seja assistido por uma publicadora de “sua preferência”, como a Microsoft Games Studios ou outra grande Third Party. Isso é péssimo para a indústria indie, que pretendem ser donos do destino de seus próprios trabalhos e não meros colaboradores.

E como a Microsoft deve proceder com seu novo console? Gilray acredita que a gigante companhia deve abrir mão de querer publicar todos os jogos e não continuar com a exigência de publicar os jogos fisicamente antes. Com a próxima geração chegando, muitos desenvolvedores não conseguirão bancar a logística e a produção de seus trabalhos.

Você concorda com o desenvolvedor de Oddworld e acha que a Microsoft deve aliviar as barreiras para publicação de jogos online? Ou você é contra? Deixe sua opinião nos comentários e continue ligado no TecMundo Games para não perder nenhuma novidade do mundo dos games!

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.