Voxel
107
Compartilhamentos

Desenvolvedoras vão decidir sobre uso de DRM no PlayStation 4

Último Vídeo


Embora os jogos do PlayStation 4 produzidos pela Sony não devam apresentar qualquer DRM, o mesmo nem sempre poderá ser dito daqueles criados por outras empresas. Em uma entrevista concedida ao site GameTrailers, Jack Trenton, CEO da Sony America, afirmou que vai ficar a cargo de cada produtora determinar as políticas de proteção de seus jogos.

“Nós criamos a plataforma e dissemos que nossos games first-party não vão fazer isso, mas nós estamos abertos a publishers e aos sistemas de negócios adotados por elas”, afirmou Trenton. “Haverá free-to-play e diversos outros estilos, dependendo exclusivamente do relacionamento que (as produtoras) têm com os consumidores. Não vamos ditar nada, só dar a eles uma plataforma na qual lançar jogos”, complementa.

Em outras palavras, aparentemente a situação continuará exatamente a mesma do PlayStation 3. Caso uma empresa decida incorporar passes online, por exemplo, (Electronic Arts, estou olhando para você) para lucrar com jogos usados, cabe a ela decidir como fazer isso. Dessa forma, você poderá saber de forma mais fácil quais são as publicadoras que mais gostam de impor restrições aos consumidores no que diz respeito ao que eles podem fazer com seus games.

Notícia atualizado às 16h do dia 11/06/2013

Para efeitos de esclarecimento, a Sony confirmou que o DRM possibilitado pelo PlayStation 4 envolve somente o componente online de jogos. Ou seja, caso uma empresa decida adotá-lo, ainda assim será possível aproveitar os modos single player dos títulos publicados no console — ou seja, na prática continuaremos vendo o sistema de passes online que já se tornaram um padrão entre alguns membros da indústria.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.