Google Docs permite edição e formatação de textos em inglês usando só a voz

1 min de leitura
Imagem de: Google Docs permite edição e formatação de textos em inglês usando só a voz

Depois de ter inaugurado um recurso muito útil de digitação por voz no Google Docs, a Google agora permite que o texto seja editado e formatado sem a necessidade de tocarmos no teclado. Por enquanto apenas disponível em contas no idioma inglês, a funcionalidade permite todo tipo de alteração no texto, desde iniciar um novo parágrafo e inserir estilos de títulos até criar tópicos, aplicar negrito, itálico e muito mais, apenas através de simples comandos falados em um microfone conectado ao computador.

A lista de comandos está disponível no menu de ajuda do Google Docs, mas eles são, em sua maioria, simples e intuitivos. Como podemos ver no vídeo, basta falar claramente ordens como “new paragraph” (novo parágrafo), “new line” (nova linha), “insert bullets” (inserir tópicos) para que o programa compreenda e realize a ação.

Ainda não disponível em português. Ainda...

Para a tristeza dos usuários tupiniquins do Google Docs, apesar de o recurso de digitação por voz já estar disponível, os comandos de edição e formatação ainda não funcionam em português, embora a página de ajuda da plataforma já exiba uma lista completa de comandos em nosso idioma. Isso dá a entender que a funcionalidade deve estar disponível muito em breve em nossa língua.

Enquanto isso, acesse o Google Docs em inglês e teste esse novo e muito útil recurso, principalmente para pessoas com alguma necessidade especial.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.