Voxel

Designer detalha o novo e incrível visual de Nathan Drake no PS4

Último Vídeo

No pouco material de Uncharted 4: A Thief's End que foi divulgado, há pelo menos uma unanimidade: o visual do protagonista Nathan Drake está incrível. Envelhecido por conta do tempo que passou desde a última aventura, o personagem ganhou marcas no rosto e uma expressão incrível.

Agora, a artista por trás de alguns desses modelos resolveu abrir o jogo e contar certos segredos da produção. Yibing Jiang trabalha na Naughty Dog e colocou o portfólio no site ArtStation, incluindo alguns dos trabalhos que estarão em Uncharted 4.

A artista relata que os visuais são feitos todos com base em shaders. Isso significa que por trás de cada movimento há uma série de comandos que definem o comportamento gráfico dos objetos na tela — e, como há uma enorme quantidade deles sob um realismo impressionante, você já pode imaginar a quantidade de trabalho que a equipe possui.

Além disso, segundo Jiang, o visal postado nas imagens é renderizado em tempo real e dentro do jogo em si, ou seja, não só nas cutscenes. "Isso não é computação gráfica ou pré-renderizado, construi o pacote de tecidos para todos os personagens principais, assim como os NPCs", explica.

Todos os detalhes do tecido, da costura às rugas e texturas das roupas e eventuais rasgos foram construídos em shaders. No caso do rosto do aventureiro, foi necessário escrever em código o movimento para pele, cabelo e olhos do personagem. O software Disney Diffuse foi utilizado em ambos os casos.

Uncharted 4: A Thief's End chega em 2015 e é exclusivo do PS4.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.