Facebook descobre forma de usar lasers para acelerar conexões wireless

1 min de leitura
Imagem de: Facebook descobre forma de usar lasers para acelerar conexões wireless

Através de seu Laboratório de Conectividade, o Facebook realizou recentemente uma descoberta que pode acelerar seus planos de oferecer internet rápida e gratuita em escala global. A empresa desenvolveu um novo detector capaz de usar lasers para acelerar conexões sem fio ao redor de todo o mundo.

Enquanto a tecnologia já é usada em redes de fibras óticas, as redes wireless têm que se contentar com o uso de frequências de rádio e de micro-ondas. Embora o uso de lasers teoricamente seja possível, dirigir um pequeno feixe em direção a um detector localizado a certa distância se prova um processo bastante difícil.

O novo detector desenvolvido pelo Facebook tem aparência semelhante uma lâmpada

A solução encontrada pelo Facebook é um detector em formato de lâmpada que usa técnicas de multiplexação por divisão de frequência onde múltiplos sinais são enviados em diferentes frequências. Com isso, o time de pesquisadores conseguiu transmitir um sinal de 2 Gbps combinando a novidade a tecnologias de comunicação já existentes.

“Uma grande fração das pessoas ao redor do mundo não se conecta à internet porque a infraestrutura de comunicações sem fio não está disponível onde eles vivem, principalmente em áreas muito rurais”, afirma Tobias Tiecke, do Laboratório de Conectividade. “Estamos desenvolvendo tecnologias de comunicação que são otimizadas para áreas nas quais as pessoas vivem de forma muito separada”.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.