Bill Gates possui mais ações da Apple do que imaginávamos

1 min de leitura
Imagem de: Bill Gates possui mais ações da Apple do que imaginávamos

O trabalho de Bill Gates pode ser dividido em duas áreas muito importantes: primeiro, seus esforços para construir e tornar a Microsoft a empresa número um de software em todo o mundo, e segundo, usar o patrimônio acumulado ao longo dos anos para fins filantrópicos por meio da Fundação Bill e Melinda Gates.

Os dados de 2019 mostraram que Gates possui 330 milhões de ações da Microsoft, que daria 4,3% da empresa total. Mas o mais impressionante é o total de ações que o casal possui indiretamente de uma das maiores concorrentes de sua empresa: a Apple.

Vamos explicar melhor. Em novembro de 2019, a Fundação dos Gates apresentou seu último relatório trimestral à SEC, declarando participações em dezesseis empresas diferentes, com um total de US$ 21 bilhões em investimentos. Deste valor, 54% do total estão direcionados a uma única empresa, a Berkshire Hathaway.

Esse conglomerado foi fundado e liderado por um amigo do criador da Microsoft, Warren Buffet, e investe fortemente em empresas norte-americanas de capital aberto como Coca-Cola, Wells Fargo, Delta Air Lines e, desde 2016, a Apple.

A Berkshire Hathaway possui 248.838.679 ações da Apple (ou 5,68%), mas quanto disso pertence realmente a Bill Gates?

Através de cáculos matemáticos usando como base a quantidade de ações que a fundação filantrópica possui da Berkshire Hathaway, e quantas ações da Apple o conglomerado possui, o resultado final aponta que Gates investiu cerca de US$ 1,8 bilhão em ações de sua concorrente. Pode parecer muito, mas em termos percentuais significa apenas 0,13% do valor total da empresa.

Mesmo não sendo um valor extremamente significativo e de modo algum para uso pessoal, ainda é interessante pensar que no fim das contas, um concorrente acaba apoiando o outro.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.