Dev de Mortal Kombat 11 relata sonhos violentos após trabalhar com o game

Dev de Mortal Kombat 11 relata sonhos violentos após trabalhar com o game

Último Vídeo

Embora muita da violência de Mortal Kombat 11 seja tão absurda que se torna até engraçada, as pesquisas necessárias para criar o jogo tiveram efeitos reais em seus desenvolvedores. Para trazer o que foi mostrado pelos games, funcionários da NetherRealm tiveram que se expor a materiais de referência bastante gráficos e, em alguns casos, traumáticos.

Mortal Kombat 11

Em uma entrevista concedida à Kotaku, um desenvolvedor que trabalhou no time cinemático do jogo relata como a exposição constante à violência fez com que ele fosse diagnosticado com stress pós-traumático. “Eu tinha esses sonhos extremamente gráficos, muito violentos”, afirmou. “Eu meio que parei de querer dormir, então eu me mantinha acordado por dias para evitar isso”.

Perda de sensibilidade à violência

“Você andava pelo escritório e um cara estava assistindo a enforcamentos no YouTube, outro cara estava olhando para vítimas de assassinato, outra pessoa estava vendo uma vaca sendo despedaçada”, continuou o desenvolvedor. “A parte assustadora sempre era quando pessoas novas ao projeto se acostumavam com isso. E eu definitivamente cheguei a esse ponto”.

“Você andava pelo escritório e um cara estava assistindo a enforcamentos no YouTube"

Após certo tempo trabalhando em Mortal Kombat 11, o profissional procurou um terapeuta, que o diagnosticou com stress pós-traumático — algo que, geralmente, é uma condição associada a quem participou de situações de combate reais. Segundo Alex Hutchinson, que trabalhou em jogos como Assassin’s Creed III e Far Cry 4, os jogadores podem não sentir tanto o impacto da violência gráfica em games pelo caráter interativo deles.

Mortal Kombat 11

“Penso que, conforme o realismo aumenta, isso se torna mais perigoso”, afirmou Hutchinson. “A fidelidade dos recursos com que você lida e o mundo que está construindo — é mais provável. Temos alguns amigos que trabalharam com Outlast. Eu não penso que eles ficaram incomodados, mas o artista de personagens falou brincando que ele passou muito tempo modelando bebês mortos e esse não foi seu momento favorito, sabe?”.

Segundo o desenvolvedor de Mortal Kombat 11, a NetherRealm não possuía nenhum procedimento ou guia para os funcionários que sentiam necessidade de se afastar da violência. Ele acredita que o resultado final não é danoso como algumas pessoas acreditam, mas que todo o processo pode ter impactos nos criadores. “Eu espero que, ao menos, os desenvolvedores possam falar com seus colegas sobre essas coisas. Se não solucionarmos isso, ao menos ter pessoas que nos dão suporte por perto é algo crucial, penso”.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.
Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários