Voxel

Dexmo: luva robótica permite que você sinta os objetos criados virtualmente

Último Vídeo

Projetos de realidade virtual geralmente nos impressionam muito. Um bom exemplo (que já é utilizado faz tempo quando esse assunto vem à tona) é o Oculus Rift, que surpreendeu bastante a redação do TecMundo por causa do realismo proporcionado. Porém, um outro projeto pretende transformar (mais uma vez) a forma como interagimos com o mundo a nossa volta.

Trata-se do Dexmo, um exoesqueleto parecido com uma luva que possibilita às pessoas tocarem no mundo digital. Por mais complexo que essa definição possa parecer, não é muito difícil de entender: dispositivos como o Oculus Rift, por exemplo, permitem que os usuários apenas vejam os objetos criados virtualmente. O Dexmo, entretanto, possibilita a interação em um nível quase físico com esses itens, como se eles fossem de verdade.

A imagem acima pode ajudar ainda no entendimento de como esse invento funciona: uma mão virtual imita todos os movimentos de uma mão verdadeira equipada com o Dexmo. Ao segurar um objeto virtual (simulado dentro de um programa), o mecanismo apresenta travas nas juntas dos dedos que simulam as dimensões e limites do elemento.

Este dispositivo, caso consiga ser financiado através do Kickstarter, será entregue em dois modelos diferentes: o Dexmo Classic e o Dexmo F2. Esse feedback físico proporcionado pelo aparelho, entretanto, só funciona com o dedo indicador e o polegar do modelo F2.

Aplicações

Os criadores do Dexmo prometem que o produto pode ser utilizado em uma grande variedade de aplicações. A robótica é um dos principais exemplos e que o vídeo a seguir descreve o seu uso melhor do que qualquer palavra.

No entanto, o Dexmo pode ser utilizado para muitos outros propósitos e, aqueles que têm uma visão mais “gamer” da coisa, já pensaram em inúmeras aplicações para jogos.

Segundo a página de divulgação do produto, artistas, desenvolvedores de games, músicos e até mudos podem tirar proveito desse invento. Agora, já imaginou que interessante seria jogar Surgeon Simulator com o Dexmo?

Via Tecmundo

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.