Quando usar Photoshop ou Illustrator?

3 min de leitura
Imagem de: Quando usar Photoshop ou Illustrator?
Imagem: Pixabay
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Ao receber um projeto, muitos profissionais ficam em dúvida: usar Photoshop ou Illustrator? Apresentando algumas características parecidas, os dois programas da Adobe podem até ser usados de maneira complementar em um mesmo trabalho, mas cada um tem ferramentas únicas que os colocam em destaque no mercado.

Para que serve estes softwares? A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles. Confira!

Photoshop: para editar imagens em bitmap

Edição de fotos é o que você deseja fazer? Então, o programa mais indicado é o Photoshop. Lançado pela Adobe no final dos anos 1980, trata-se do editor mais popular do mundo, utilizado pelos mais variados tipos de profissionais, como fotógrafos, publicitários, designers e tantos outros.

Na época do seu lançamento, ele era totalmente focado na edição e na manipulação de fotografias, permitindo faze recortes, ampliações, acrescentar textos nas imagens e muitas outras coisas. Com o passar do tempo, ele foi sendo incrementado e ganhou inúmeras outras funcionalidades.

O que era um editor básico de imagens se tornou um programa que faz praticamente de tudo na área de criação digital, incluindo ilustrações, pinturas digitais, pôsteres, embalagens, banners e muito mais. Sabe aquelas montagens de fotos que recebemos no WhatsApp? Elas provavelmente foram feitas no famoso software da Adobe.

Fotos simples podem ser totalmente transformadas usando o Photoshop.Fotos simples podem ser totalmente transformadas usando o Photoshop.Fonte:  Adobe/Divulgação 

Mesmo com esta evolução, o tratamento, a edição e a criação de imagens em bitmap continua a ser a sua maior vocação. Bitmaps são imagens compostas por pixels, quadrados minúsculos cuja qualidade é difícil de ser mantida quando eles são ampliados.

Ou seja, se você precisa editar imagens, usar efeitos, criar layouts, pinturas digitais e ilustrações, a escolha é pelo programa de edição mais popular do planeta.

É possível usar o Photoshop online? Saiba mais sobre o editor de fotos na página oficial do Photoshop.

Imagem: Adobe Photoshop
Imagem: Tecmundo Recomenda

Adobe Photoshop

O clássico software de fotografia mais avançado que se aperfeiçoa em cada versão. Com recursos de edição e montagem infinitos para usar em projetos de pintura digital, animação e design gráfico.

Illustrator: para trabalhar com vetores

Lançado antes mesmo do popular editor, o Adobe Illustrator surgiu como um programa de criação vetorial criado exclusivamente para o Apple Macintosh. E assim foi por cerca de 10 anos, quando ele então passou a ser disponibilizado também para os computadores com Windows, atendendo ao público em geral.

Enquanto o Photoshop trabalha com bitmaps, o foco do Illustrator está nos vetores, segmentos de reta orientados, representados por setas. Ele cria desenhos a partir de curvas que podem ser aumentados ou reduzidos à vontade, sem nenhuma perda de qualidade, permitindo ainda a edição de cores, linhas e outros elementos.

Criar desenhos a partir de vetores é muito mais prático com o Illustrator.Criar desenhos a partir de vetores é muito mais prático com o Illustrator.Fonte:  Adobe/Divulgação 

Bastante utilizado por artistas digitais, designers gráficos e publicitários, é a ferramenta ideal para criar logotipos e identidades visuais, desenvolver layouts, fazer ilustrações, panfletos, cartões de visita e muitas outras peças gráficas, tendo um uso bastante amplo e eficiente.

Com este programa da Adobe, também é possível criar diferentes tipos de design para usar em sites e até mesmo no desenvolvimento de aplicativos. Ele oferece uma maior facilidade e praticidade para manipular ilustrações, corpos de texto e geometria, ao mesmo tempo, trazendo diversas vantagens para os criadores digitais.

Há alguma maneira de usar o Illustrator online? Para saber mais sobre o programa, não deixe de acessar o site do Illustrator.

Imagem: Adobe Illustrator
Imagem: Tecmundo Recomenda

Adobe Illustrator

Libera a sua criatividade com Adobe Illustrator! Ele é usado por milhões de designers no mundo inteiro para criar de tudo que é visualmente imaginável e isso em qualidade de profissional.

Afinal, qual deles usar?

Caso o seu projeto necessite de edição de fotos e tratamento de imagens em geral, a melhor alternativa é o Photoshop. Mas se o trabalho for voltado para alteração de formas, mudanças de tamanho e maior precisão na qualidade da imagem, aposte no Illustrator.

Se você está querendo saber onde comprar o Photoshop ou onde comprar o Illustrator, temos uma ótima sugestão. Que tal mesclar o uso dos dois programas, aproveitando o melhor do que estas ferramentas têm a oferecer, para criar um projeto perfeito?

Planos disponíveis

A melhor opção para usar ambos os softwares é o Plano Creative Cloud da Adobe. Ao fazer uma assinatura, você poderá baixar o Photoshop e o Illustrator e utilizá-los em vários dispositivos, como no celular e no computador. Além disso, o pacote dá direito ao uso de vários outros apps da marca, como o editor de vídeos Premiere Pro e o InDesign.

São mais de 20 aplicativos disponíveis neste plano, que inclui também o acesso a milhares de fontes e 100 GB de armazenamento na nuvem para salvar os trabalhos online. A assinatura custa R$ 224 por mês, no plano anual.

Mas caso queira usar apenas o Photoshop, uma ótima alternativa é o Plano Fotografia. Ao custo de R$ 43 mensais, no pacote anual, o usuário tem direito a utilizar também o Lightroom e o Photoshop para celular, além do novo app para iPad.

Imagem: Adobe Creative Cloud, Pacote de Fotografia
Imagem: Tecmundo Recomenda

Adobe Creative Cloud, Pacote de Fotografia

Pacote para edição de imagens e fotografia. Inclui o Lightroom, o Lightroom Classic, o Photoshop e 20 GB de armazenamento na nuvem.

Vale lembrar que é possível usar o Photoshop grátis e também o Illustrator grátis apenas como avaliação. Para acesso completo aos programas, você deve optar por um dos planos oferecidos pela Adobe.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.