Walmart inicia processo contra Tesla por 7 incêndios em painéis solares

1 min de leitura
Imagem de: Walmart inicia processo contra Tesla por 7 incêndios em painéis solares

Na última terça-feira (20), o Walmart entrou com uma ação milionária contra a Tesla. A gigante do varejo alega que a empresa foi negligente na instalação e manutenção de painéis solares nos telhados das lojas. Os documentos judiciais detalham uma série de incêndios ocorridos nas coberturas de até sete lojas do Walmart entre 2012 e 2018 nos Estados Unidos.

A Tesla adquiriu a SolarCity em 2016 e, desde então, vem investindo fortemente no mercado de painéis solares — inclusive se unindo ao Walmart em várias iniciativas em prol de energia limpa. Mais de 240 lojas foram equipadas com os painéis solares da empresa, mas, segundo a marca, as instalações solares “tinham o hábito de pegar fogo”.

O processo alega que o primeiro incêndio ocorreu em uma loja em Long Beach, na Califórnia, em 2012 e detalha que o Walmart sofreu incêndios nas instalações da SolarCity também em 2016 e 2017.  Em março do ano passado, outro incidente ocorreu no telhado de uma loja em Beavercreek, Ohio. Em maio de 2018, a empresa sofreu dois incêndios em um intervalo de apenas 8 dias, em Maryland e na Califórnia.

Walmart (Fonte: Visual Hunt/Reprodução)
Walmart (Fonte: Visual Hunt/Reprodução)

A investigação

Diante dos acidentes, o Walmart pediu que a Tesla desativasse todos os seus painéis solares, enquanto aguardava uma investigação. Neste meio-tempo, a empresa sofreu mais um incidente em novembro do ano passado. A investigação do Walmart indica que a Tesla foi negligente de uma forma “generalizada e sistêmica, tendo falhado na instalação, na operação e na manutenção dos sistemas solares”.

Após meses de negociações, a Tesla ainda não pagou nada referente aos danos indiretos e das taxas de inspeção que o Walmart sofreu como resultado dos incêndios, e a empresa alega que as respostas aos acidentes foram insatisfatórias. O processo agora busca a reparação de danos e a remoção dos painéis solares das lojas. A Tesla ainda não respondeu às reivindicações, mas o preço de suas ações já caiu após a divulgação da notícia sobre o processo.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.