Voxel
25
Compartilhamentos

Diretor da Rovio afirma: o futuro está nas plataformas móveis

Último Vídeo

Angry Birds é um sucesso nas plataformas móveis. Fonte da imagem: Divulgação/Rovio

Até pouco tempo atrás, Patrick Liu era produtor da DICE, onde ele ajudou a desenvolver alguns dos grandes sucessos recentes da EA, como Battlefield 3.

Agora, Liu está na Rovio Entertainment Ltd., empresa criadora do sucesso Angry Birds. O diretor criativo deu uma entrevista ao GamesIndustry, em que comenta sobre o rumo do mercado de games e afirma que a indústria precisa se focar mais nos dispositivos móveis e menos nas grandes franquias.

Liu afirma que os desenvolvedores mais jovens são atraídos para o desenvolvimento de títulos AAA para os consoles, mesmo que o sucesso de games em plataformas móveis seja real:

“Eles ainda tem a imagem de que aqueles são os games mais legais. Isso faz com que um grupo elitista diga: ‘Nós somos os jogadores de verdade. Nós fazemos jogos de verdade’. E isso realmente me preocupa — nós podemos acabar matando a indústria se não nos tornarmos mais abrangentes.”

Liu afirma que existe toda uma geração de jogadores que não conhece nada além das grandes franquias:

“Eu acho que é nossa responsabilidade como desenvolvedores mostrar a eles tudo o que temos feito nesses 25 anos para que eles possam ver como será o futuro. Eu acho que os desenvolvedores móveis, especialmente em Estocolmo, há tantos desenvolvedores veteranos que conhecem todos os truques do negócio, e sabem como fazer jogos realmente bons.”

“Ao mesmo tempo, eles estão abraçando as novas plataformas, os novos modelos de negócio. Casar essas duas coisas vai criar algo realmente bom e fantástico.”

Img_normal
Liu não acredita que o mercado de consoles seja um risco, pois ainda há muita demanda. Ele também afirma não estar prevendo a morte dessas plataformas, como muitos já estão fazendo. Contudo, o desenvolvedor acredita que existe tanta expansão em outras áreas, que o crescimento explosivo do passado já terminou.

“Eu acredito que os fabricantes de consoles já perceberam isso, e é por isso que eles estão se concentrando em mais coisas, como a TV, então eles tornam-se mais relevantes como máquinas.”

Patrick Liu também acredita que agora é o melhor momento para ser um desenvolvedor independente. Principalmente nas plataformas móveis, graças à redução de custos e novas oportunidades de chegar a público. Porém, Liu acredita que grandes desenvolvedores como Activision e EA continuem nos consoles por um tempo.

“Faz sentido para eles continuar lá por mais tempo porque o mercado ainda existe e ainda há espaço para dois ou três grandes desenvolvedores. Eles precisam pegar a última fatia do bolo. Mas para todos os outros, eles precisam ir para o digital o mais rápido possível. É por isso que eu fui. Eu acredito que a maior parte da inovação está ocorrendo nos portáteis e esse é o mercado mais excitante para se trabalhar.”

Você acredita que jogos portáteis e casuais não são games de verdade, ou concorda com o diretor da Rovio e acha que todos devem ter o seu espaço? Deixe seu comentário.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.