Voxel

Distribuição digital alcança o sucesso das mídias físicas para PC

Último Vídeo

O grupo norte-americano de pesquisa e análise de mercado NPD concluiu, em um estudo divulgado ontem, que a distribuição digital de jogos eletrônicos está quase em paridade com as vendas de mídia física nas lojas. Todavia, a distribuição através de discos continua a ser maior.

De acordo com a última pesquisa: 21,3 milhões de compras de games via download foram realizadas em 2009, enquanto 23,5 milhões de unidades físicas foram vendidas nas lojas no mesmo período. Isso mostra que a representatividade da distribuição digital é grande, sendo responsável por aproximadamente 48% das vendas no ano passado.

O NPD também descobriu quais são os maiores meios de distribuição digital em dois grupos: "Casual Digital Retailers", para sites que vendem jogos com custos de produção pequenos (em maioria jogos casuais), e "Frontline Digital Retailers", para sites que vendem as grandes produções que aparecem nas prateleiras do mercado.

Top 5 Frontline Digital Retailers

  1. Steampowered.com (não é uma surpresa que o Steam seja o primeiro colocado)
  2. Direct2Drive.com
  3. Blizzard.com
  4. EA.com
  5. WorldofWarcraft.com

Top 5 Casual Digital Retailers

  1. Bigfishgames.com
  2. Pogo.com
  3. Gamehouse.com
  4. iWin.com
  5. RealArcade.com

Outra curiosidade descoberta pelo NPD foi que os jogos de primeira linha (do grupo Frontline) aumentaram sua representatividade no mercado virtual com relação ao grupo dos jogos casuais. Segundo a análise da companhia, uma das possíveis razões para isso seria o aumento da popularidade de games gratuitos.

Fonte da matéria: NPD.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.