Ferramenta da Google leva deep learning para computadores comuns

1 min de leitura
Imagem de: Ferramenta da Google leva deep learning para computadores comuns

Até um computador comum, como o que você mesmo pode ter em casa, é capaz de trabalhar com deep learning

Deep learning é um método de aprendizagem de máquina (machine learning) que lida com uma quantidade imensa de dados e, por isso mesmo, exige um equipamento com hardware potente o suficiente para processar tanta informação e um tempo aceitável. Tido como um dos grandes obstáculos do deep learning, essa limitação de capacidade de processamento pode ser resolvida de uma vez por todas pela Google.

Por meio de uma ferramenta de código aberto chamada Tensor2Tensor, até um computador comum, como o que você mesmo pode ter em casa, é capaz de trabalhar com deep learning, coisa que até então apenas supercomputadores podiam fazer com eficácia. Esse recurso foi criado com a tecnologia TensorFlow, um software de inteligência artificial produzido pela Google que consegue aprender coisas de maneira muito mais rápida.

Maior acessibilidade

O fato dessa ferramenta ser de código aberto ajuda ainda mais a desenvolvedores criarem suas próprias versões que podem conter mais soluções ainda para os problemas de deep learning. A versão original possui uma interface modular que não exige que tudo seja substituído quando apenas um componente precisa ser alterado.

O Tensor2Tensor pode ser um grande divisor de águas

O Tensor2Tensor pode ser um grande divisor de águas: vai permitir que pesquisadores e especialistas da área trabalhem com deep learning em computadores praticamente comuns, sem a necessidade impeditiva de um equipamento ultrapotente de milhares de dólares para entrar nesse universo que se expande cada vez mais.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.