Robô multiuso da Honda pode ajudar em inspeções e resgates perigosos

1 min de leitura
Imagem de: Robô multiuso da Honda pode ajudar em inspeções e resgates perigosos

E2-DR pode subir escadas e andar sobre superfícies completamente irregulares, além de tolerar a exposição a temperaturas altíssimas

O desenvolvimento da robótica tem permitido que cada vez mais seja possível substituir seres humanos em atividades perigosas, como inspeções de locais perigosos e em missões de resgate de pessoas em caso de desastres como desabamentos, por exemplo. É para isso que serve o E2-DR (fãs de Star Wars vão lembrar inevitavelmente de R2-D2), um robô bípede humanoide com uma infinidade de recursos úteis.

Fabricado pela Honda, o E2-DR é totalmente articulado, tem 1,65 m de altura e pesa apenas 85 kg, um valor bastante baixo para um robô tão complexo. Ele é capaz de caminhar a 2 km/h, é à prova d’água e pode ser acoplado com dispositivos com funções específicas, como mãos capazes de segurar objetos com delicadeza.

Para todos os terrenos

E2-DR pode subir escadas e andar sobre superfícies completamente irregulares, além de tolerar a exposição a temperaturas altíssimas. Ele é equipado com câmeras capazes de enxergar em praticamente qualquer ambiente, além de possuir sensores de profundidade nas mãos. Sua autonomia é de até uma hora e meia com uma bateria de 1 mil Wh.

Confira no vídeo as habilidades do E2-DR e diversos cenários aos quais está adaptado:

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.