iPad: vai ficar mais fácil usar o tablet como segunda tela do Mac

1 min de leitura
Imagem de: iPad: vai ficar mais fácil usar o tablet como segunda tela do Mac
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Há muito requisitado pelos clientes da Maçã, o recurso de estender a tela do Mac ao iPad já existia graças a apps de terceiros. Agora, a Apple resolveu incluir a funcionalidade à nova versão de seu sistema, o macOS 10.15 Catalina. O recurso, chamado de Sidecar, permite usar o iPad como segunda tela do Mac, tanto com fio quanto sem, e ainda suporta o uso do Apple Pencil, transformando o tablet em uma mesa digitalizadora.

Antes do Sidecar, dois apps já possuíam a mesma função: o Duet Display, lançado pelo ex-engenheiro da Apple, Rahul Dewan, e o Astropad. Ambos funcionam de forma semelhante, com a possibilidade de estender ou espelhar a área de trabalho do macOS, e o segundo, ainda, fornece recursos extras para quem trabalha com artes digitais.

Fonte: Apple

Outra forma de editar imagens digitais com o uso de uma caneta e uma tela extra é a partir das mesas digitalizadoras da Wacom, empresa referência no setor e que ainda continua relevante entre os profissionais. No entanto, as mesas da Wacom sempre foram muito caras, sendo indicadas apenas para os que as utilizam profissionalmente.

Uma das últimas jogadas da Wacom, talvez para competir com o Apple Pencil, foi lançar uma mesa digitalizadora com 16 polegadas e preço mais acessível. Já o Sidecar, da própria Apple, possui conexão fácil, sem necessidade de instalações extras e com suporte a apps como o Adobe Creative Suite e afins.

Polêmica à vista?

Por mais que agregar e padronizar funções em seus próprios sistemas seja bom para os usuários e até mesmo um movimento natural para qualquer empresa de tecnologia, o Sidecar chega num momento em que a Apple vem sendo cada vez mais acusada de monopolizar a App Store, já que é o único meio pelo qual os usuários podem instalar apps em seus dispositivos móveis. O recurso pode deixar a impressão de que a empresa não precisa de desenvolvedores parceiros em sua plataforma.

***

Confira estas ofertas da Apple:

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.