Facebook pode começar a moderar postagens de Trump, diz Zuckerberg

1 min de leitura
Imagem de: Facebook pode começar a moderar postagens de Trump, diz Zuckerberg
Imagem: Wikimedia Commons

O CEO e cofundador do Facebook, Mark Zuckerberg, garantiu aos funcionários que a rede social pode alterar a política de moderação de postagens. Com isso, publicações recentes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, seriam apagadas ou sinalizadas como impróprias.

A declaração de Zuckerberg foi obtida pelo site The Verge a partir de um áudio vazado de uma videoconferência feita pelo executivo com uma equipe de funcionários. Na última semana, ele foi duramente criticado por colaboradores e usuários por se recusar a aplicar medidas mais rígidas de moderação contra publicações com informações falsas ou de apologia à violência por parte de autoridades como Trump — algo que o Twitter tem feito com regularidade recentemente.

"Como lidar com essa postagem do presidente foi duro. É algo que tenho lidado basicamente todos os dias, desde que acordo. Tem sido pessoalmente bem doloroso para mim. (...) Minha primeira reação foi simplesmente nojo. Não é dessa forma que eu quero que nossos líderes se mostrem durante esse período. Esse é um momento que clama por unidade, calma e empatia pelas pessoas que estão na luta", afirmou o executivo, acompanhado da gerente de políticas da empresa, Monika Bickert.

Controvérsia

Anteriormente, em uma postagem pública no site, Zuckerberg afirmou que a publicação de Trump não seria deletada ou sinalizada pois não infringia as políticas da plataforma. Na reunião com os funcionários, ele reafirmou que a equipe de fato não encontrou infrações, mas poderia "reexaminar as políticas em relação a figuras políticas que discutem o uso de força estatal" . Ele ainda se mostrou preocupado com a liberação do uso da Guarda Nacional para conter os protestos, iniciados após o assassinato de George Floyd, ocorrido em 25 de maio.

Além disso, a publicação original do executivo sinaliza que as postagens de figuras de alta relevância, como Trump, devem permanecer públicas pelo caráter informativo das postagens. Ele reafirmou a postura na reunião, alegando que não pode esconder esse tipo de conteúdo por trás de algum tipo de aviso.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.