Desenvolvedores independentes lançam Android Nougat para Moto G 2013 e 2015

1 min de leitura
Imagem de: Desenvolvedores independentes lançam Android Nougat para Moto G 2013 e 2015

Nougat, a nova versão do sistema operacional da Google, só está disponível aos privilegiados donos de smartphones da linha Nexus por enquanto. O primeiro não Nexus a receber a atualização é o LG V20. Marcas como Motorola, Sony, Asus, além de diversas outras, utilizam o Android, mas o Nougat não será um produto acessível a aparelhos mais antigos – ao menos não tão cedo. Pensando nisso, desenvolvedores independentes criaram soluções alternativas para que donos desses devices não fiquem órfãos.

Postados em fóruns do site XDA Developers, esses arquivos, disponíveis em formato de ROMs e mantidos pelos programadores independentes, ainda se encontram em estágio Alpha, isto é, em etapa de testes preliminares. Portanto, existem limitações naturais na funcionalidade – e, por não ser um download em caráter oficial, é importante adotar cautela.

Como instalar?

Sob o codinome CM14, uma das ROMs mais consagradas desse mundo alternativo, o conteúdo vem zipado e só requer que você o descompacte, rode os arquivos executáveis e transfira a ROM via TWRP ao seu smartphone. Os materiais estão disponíveis e foram divulgados em caráter aberto no fórum.

Android Nougat: disponível para aparelhos antigos através de "terceiros"

Os testes iniciais de membros do site apresentam estabilidade no Moto G de 2013: o aparelho pode navegar na internet, utilizar a bússola, tem vibração, som, envia e recebe mensagens de texto, possui apps da Play Store etc. O dual-SIM, por sua vez, não está funcionando com o Nougat no dispositivo.

O Moto G terceira geração é outro que pode usufruir do benefício, mas utiliza outra ROM: um arquivo que mistura código AOSP com alguns recursos da linha Xperia, da Sony. Funções como câmera, chamadas, envio e recebimento de mensagens, Bluetooth e chamadas funcionam, ainda que exista um encerramento abrupto de determinados aplicativos em execução, de acordo com relatos dos usuários nos fóruns. O dual-SIM também não funciona com a ROM, cuja instalação segue a mesma premissa do CM14.

Portanto, se você é dono de um Moto G 2013 ou 2015, eis a oportunidade. Clique aqui para baixar o CM14 ao aparelho de 2013 e aqui para fazer o download do AOSP, voltado ao modelo da terceira geração. O TecMundo ressalta que esse não é um procedimento oficial da fabricante, não havendo, portanto, garantias de que funcione de forma plena. Siga por sua própria conta e risco.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.