Samsung anuncia produção em massa de SSD estupidamente pequeno

2 min de leitura
Imagem de: Samsung anuncia produção em massa de SSD estupidamente pequeno

A Samsung acabou de anunciar que iniciou a produção em massa do primeiro SSD (solid state drive) NVMe PCIe. Você até pode estar pensando: "Ok, mais um SSD". Porém, é preciso notar o quanto a peça é estupidamente pequena e poderosa — ela armazena até 512 GB de arquivos e pesa apenas 1 grama.

Exatamente: este SSD do tamanho de uma moeda pode rodar a 1,5 gigabyte por segundo, além da gravação de 900 MB/s, segundo a Sammy, com a tecnologia TurboWrite.

Isso tudo acontece dentro de um pacote BGA (ball grid array), o que equivale a 16 memórias de 48 camadas V-NAND Flash de terceira geração (256 Gb) + 4 GB de memória DRAM baseada em litografia de 20 nanômetros e um controlador de alto desempenho.

O SSD BHA NVMe triplica o desempenho de um SSD SATA 

O vice-presidente da equipe de engenharia da Samsung Electronics, Jung-bae Lee, resumiu o seguinte sobre o produto: "O novo SSD BHA NVMe (PM971-NVMe) triplica o desempenho de um SSD SATA típico, no menor tamanho possível, com uma capacidade de armazenamento alcançando os 512 GB".

Isso significa que o novo produto vai permitir que fabricantes como a Apple e a Samsung desenvolvam computadores ainda mais finos e com construções mais atraentes "enquanto oferecem um ambiente computacional mais satisfatório", disse Lee.

Novo SSD da Samsung

Pequeno, mas violento

Do tamanho de uma moeda ou de um micro SD, a Samsung conseguiu montar esse pequenino SSD com as seguintes dimensões: 20 mm x 16 mm x 1,5 mm. O tamanho diminuto, além de ser uma ótima notícia para as fabricantes, também é para os usuários.

O desempenho do PM971-NVMe equivale a transferir um filme Full HD de 5 GB em apenas 3 segundos — ou baixar o vídeo em 6 segundos. A "violência" fica clara quando ele é comparado com HDDs, por exemplo. Segundo a Sammy, ele é 1,5 mil vezes mais rápido que as peças de armazenamento mais "antigas". Veja a comparação de processamento:

  • HDD: 120 IOPS em processo de leitura randômica
  • SSD NVMe PCIe: entre 150k e 190k IOPS em leitura randômica

Com a produção em massa iniciada, a Samsung vai disponibilizar o SSD em três versões de armazenamento: 128 GB, 256 GB e 512 GB. Os consumidores já devem encontrar o produto entre junho e julho deste ano.

O que isso significa?

Alguém por aí pensou em uma nova geração de notebooks? Computadores extremamente finos, com uma bateria que finalmente suporte várias horas — já que agora há mais espaço — e um desempenho "estelar"? Por último, será que o novo Apple MacBook Pro vai aproveitar esse lançamento? Essa dúvida provavelmente vai ser respondida durante a WWDC, que começa no dia 13 de junho. Então, fique ligado aqui para não perder as novidades.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.