Google confirma tradução com transcrição em tempo real no Android

1 min de leitura
Imagem de: Google confirma tradução com transcrição em tempo real no Android
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

De acordo com o The Verge, o app do Google Tradutor para Android ganhará transcrição de áudio em tempo real. Dessa forma, o recurso permitirá a usuários fazerem uma gravação em um idioma e convertê-lo automaticamente em outro logo em seguida — algo útil durante viagens nas quais não falamos determinada língua.

O veículo ainda indica que a tecnologia estaria em fase de protótipo, porém a gigante das buscas já teria feito sua demonstração preliminar na última terça-feira (28) em escritório de São Francisco, na Califórnia. Vale lembrar que a chegada da novidade foi noticiada pelo XDA Developers, em dezembro.

Segundo o The Verge, a função inicialmente necessitará de conexão à internet para ser acessada, assim, seria diferente do atual modelo do Google Tradutor e de outros recursos similares baseados em Inteligência Artificial.

Essa exigência aconteceria porque, conforme a companhia, seria mais complicado fazer transcrição multilíngue em áudio ao vivo do que apenas fazer a conversão direta de uma frase escrita para outro idioma.

Por enquanto, o protótipo estaria em etapa de aprendizado e avaliação de sentenças completas naquele formato. Com isso, ele já seria capaz de adicionar pontuações, além de corrigir palavras — de acordo com o contexto de produção —, sotaques e até mesmo dialetos regionais.

O site aponta que companhia planeja trazer a tecnologia ao Google Tradutor “em breve”, portanto, ainda não há data específica para a atualização global. Até lá, a empresa busca meios de aprimorar a IA e outros detalhes para o futuro do app.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.