Tesla Model S é 1º elétrico com mais de 640 km de autonomia

1 min de leitura
Imagem de: Tesla Model S é 1º elétrico com mais de 640 km de autonomia
Imagem: Tesla/Divulgação

O Tesla Model S se tornou o primeiro carro elétrico a conseguir rodar 647 km com uma única carga. O anúncio foi feito pelo CEO da montadora Elon Musk, ontem (15), após a certificação ser dada pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).

A nova classificação vale para a versão Long Range Plus do Model S, lançada em fevereiro, substituindo o antigo Long Range. Ela custa a partir de US$ 74.990 (R$ 383 mil, em conversão direta, pela cotação atual), após a redução de preços praticada pela Tesla.

Lançado originalmente em 2012, o sedã elétrico chegou ao mercado rodando 426 km a cada carga. Com as atualizações ao longo do tempo, ele chegou a ser classificado pela EPA na categoria de 630 km há alguns meses, gerando reclamações por parte de Musk.

Com uma única carga, o Model S roda até 647 km.Com uma única carga, o Model S roda até 647 km.Fonte:  Tesla/Divulgação 

De acordo com o fundador da Tesla, o carro elétrico já apresentava, desde aquela época, a autonomia certificada agora pela agência. Ele chegou a afirmar, inclusive, que as medições da EPA foram feitas de maneira errada, exigindo novos testes.

Mudanças que proporcionaram o aumento da autonomia

Para aumentar a autonomia do Model S, superando a barreira dos 640 km, a Tesla realizou mudanças no sedã. Uma delas foi a redução de peso em alguns componentes do veículo, como na bateria e na unidade de acionamento. A padronização da fabricação dos assentos também contribuiu para a perda de alguns quilos.

A montadora adotou ainda novas rodas Tempest de 8,5 polegadas, que possibilitam reduzir o arrasto aerodinâmico, unidades de acionamento mais eficientes e um sistema de frenagem regenerativa atualizado, entre outras pequenas alterações.

Todas as melhorias resultaram em um aumento de quase 20% no alcance da versão 2020 do sedã, se comparado ao modelo S 100D de 2019, conforme a montadora.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.