É treta? Saiba como vencer uma discussão no Facebook

2 min de leitura
Imagem de: É treta? Saiba como vencer uma discussão no Facebook

A internet é um lugar maravilhoso, recheada de campos verdejantes com sites de conhecimento e delícias para você assistir no YouTube. Contudo, há uma terra cheio de intrigas, brigas e discussões: o Facebook. Se mesmo assim você gosta de se aventurar por ali, nós vamos lhe dar cobertura ao mostrar estas dicas.

Chenhao Tan é um pesquisador da Universidade de Cornell. Ele e a própria equipe passaram um bom tempo analisando discussões na internet para descobrir uma maneira padrão de você conseguir vencer todos os argumentos. No total, foram mais de 18 mil tópicos analisados no Reddit por quase três anos.

O tópico em questão era apropriado para a discussão entre usuários. Contudo, os pesquisadores disseram que o padrão de "ganhar discussões" também pode ser aplicado em outras redes sociais, como o Facebook.

Por isso, depois de ler as dicas elencadas pelo pessoal do ScienceDump, você vai estar pronto — de espada, capa, escudo e armadura — para digladiar com outros seres nas terras turbulentas de Mark Zuckerberg. Boa sorte!

Tempo é tudo

Sim, aqui, quanto mais rápido melhor. Se você está em uma discussão e demorar muito para contra argumentar, pode parecer que você não tem as respostas de maneira tão fácil e precisa realizar uma visita ao Google — aliás, se você está em uma discussão e não tem certeza sobre o seu argumento, qual a razão de insistir?

Chame a galera

Brigar em galera é algo feudal. Ou seja, como algo que acontece desde os tempos mais primórdios pode estar errado? Quando você estiver tentando convencer alguém, aglutine pessoas com o mesmo pensamento que o seu. Vale tudo.

Saiba a hora de parar

Para vencer um combate, você precisa que o outro aceite a sua opinião — ou pelo menos entenda. Por isso, existe uma hora de parar, segundo os pesquisadores. Após "três ou quatro" mensagens longas trocadas, "as suas chances de persuasão começam a ficar muito baixas".

Fontes

Prove o que está falando. Tenha em mãos fontes e links que possam colocar bases sobre o que você está argumentando — só não vale o Blog do Juquinha.

Citações

Não seja o chato que copia e cola frases do seu combatente. Segundo o pesquisador, vai parecer que você está "de picuinha com a escrita". Abraços, professor Pasquale.

"Seje menas"

Mantenha a compostura. Fique calmo e não use palavras ofensivas. Discussões recheadas de palavrões e xingamentos, na internet, costumam afastar outras pessoas que poderiam estar aprendendo com isso. Seja um changeman — quer dizer, gentleman!

No caso, tamanho é documento

Aqui a regra do pequeno brincalhão não funciona. Você não vai convencer ninguém com apenas uma linha de palavras. Filhão: desça a lenha. Faça textão.

Novas armas

Você precisa incluir novas armas no jogo. Mude o paradigma e traga uma visão diferente para a pessoa que você está discutindo. O pesquisador deu o seguinte exemplo: "se alguém está falando que um tiroteio na escola foi causado porque o atirador escutava heavy metal, argumente que a razão esteja, na verdade, em um problema mental ou de relacionamento social". Argumentos com "palavras diferentes" das usadas por quem ativou a discussão costumam levar vantagem.

Tudo pode dar errado

Sim, a pesquisa também alerta que tudo isso não pode funcionar. É simples: uma ideia só muda quando ela está aberta a entender outras opiniões. Discutir com alguém que não tem vontade de aprender novas ideias, não adianta.

Outra dica é: discuta sobre o que você sabe, entende e estuda. Nunca entre uma discussão sobre algo que você viu rolando na rede social e não tem dados precisos sobre isso. Você vai acabar parecendo só um babaca.

Você costuma brigar na internet? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.