Blockbusters de fim de ano devem fazer bilheteria fechar em alta

1 min de leitura
Imagem de: Blockbusters de fim de ano devem fazer bilheteria fechar em alta

O primeiro semestre de 2019 não foi exatamente generoso para a bilheteria dos cinemas. Mesmo com produções como Vingadores: Ultimato e O Rei Leão, que juntos conseguiram faturar mais de US$ 4 bilhões, o primeiro semestre teve uma queda de 16% na venda de ingressos nos Estados Unidos. Porém, o ano ainda pode fechar como o segundo melhor da história para o país.

"A indústria não pode estabelecer um [novo] recorde a cada ano, mas vamos fechar com força", prevê Adrian Smith, presidente de distribuição doméstica da Sony. “A indústria está pronta para um forte quarto trimestre. Existe uma lista diversificada para todos os públicos durante o Dia de Ação de Graças e a temporada de festas".

Smith se refere a Jumanji: Próxima Fase, que vem sendo elogiado pelos críticos, Star Wars: A Ascensão Skywalker, que encerrará uma importante fase da franquia, e Frozen 2, sequência de uma das animações mais lucrativas da Disney.

Frozen 2 (Fonte: IMDb/Reprodução)
Frozen 2 (Fonte: IMDb/Reprodução)

Existem ainda as grandes produções que devem concorrer aos prêmios em 2020 como o Oscar. Filmes como O Escândalo, Cats e Entre Facas e Segredos, apesar de fecharem com uma bilheteria inferior aos grandes blockbusters, costumam ser parte importante do lucro final.

Outro estilo de filme que tem surpreendido em 2019 são as produções independentes, como Jojo Rabbit e Parasita, que apresentaram lucros inesperados aos donos de cinema nos Estados Unidos. Agora, a expectativa é que o sucesso se repita com outros filmes menores, mas que também podem aparecer nas premiações em 2020, como Adoráveis Mulheres, 1917 e Uncut Gems.

Adoráveis Mulheres (Fonte: IMDb/Reprodução)
Adoráveis Mulheres (Fonte: IMDb/Reprodução)

"Há sinais reais de que há oportunidades para filmes que contam sua narrativa cinematográfica de uma maneira nova", diz Kyle Davies, presidente de distribuição doméstica da Paramount. "Quando Nós, Era Uma Vez em... Hollywood, As Golpistas e Rocketman estão entre as 25 maiores bilheterias, isso mostra que o público quer histórias originais".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.