Apple retira Fortnite da App Store após Epic tentar 'passar a perna'

2 min de leitura
Imagem de: Apple retira Fortnite da App Store após Epic tentar 'passar a perna'
Imagem: Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Epic Games, desenvolvedora do sucesso Fortnite, deu um passo a mais para estabelecer sua presença no mercado e rivalizar com a App Store e o Google Play. Isso porque, nesta quinta-feira (13), a companhia anunciou que concederá 20% de desconto permanentes para jogadores que adquirirem V-Bucks – moeda virtual do título – diretamente com ela, contornando o pagamento de 30% de taxas às gigantes.

Atualização: Fortnite também é banido da Google Play Store

Enquanto a Google ainda não se pronunciou, a Apple reagiu e removeu o jogo de seu catálogo. Em comunicado oficial, a Maçã afirma que o Fortnite Mega Drop (nome da ação) não passou por revisão ou aprovação prévia.

Eles se beneficiariam de nosso ecossistema por uma década e aceitaram os termos de uso. Ficamos felizes que tenham construído um negócio de sucesso na App Store

"Eles se beneficiariam de nosso ecossistema por uma década e aceitaram os termos de uso. Ficamos felizes que tenham construído um negócio de sucesso na App Store. Suas iniciativas, entretanto, não alteram as nossas, que visam manter a segurança para todos os usuários. De qualquer forma, queremos auxiliar na resolução desse conflito e trazer Fortnite novamente à nossa loja."

Em sua defesa, a Epic já havia declarado anteriormente que "milhares de aplicativos na App Store aprovados pela Apple aceitam pagamentos diretos, incluindo opções comumente usadas, como Amazon, Grubhub, Nike SNKRS, Best Buy, DoorDash, Fandango, McDonalds, Uber, Lyft e StubHub."

"Acreditamos que todos os desenvolvedores devem ser livres para suportar pagamentos diretos em todos os aplicativos", complementa.

Novo sistema 'burla' lojas de aplicativos da Apple e da Google.Novo sistema 'burla' lojas de aplicativos da Apple e da Google.Fonte:  Reprodução 

Ânimos acirrados

Os novos preços podem ser encontrados em PCs e consoles, mas não, necessariamente, em todas as opções móveis, uma vez que, de acordo com a Epic, as taxas cobradas de vendas realizadas nas lojas oficiais dos sistemas operacionais inviabilizam a concessão de desconto. "É óbvio que Apple e Google reconhecem que os serviços de pagamentos de terceiros são seguros e aceitáveis para bens e serviços", diz.

Essa batalha, entretanto, não é exatamente nova, sendo que, no início do ano, a desenvolvedora enfrentou por meses a gigante das buscas em uma tentativa de disponibilizar o download do Fortnite fora do Google Play, algo que não foi bem-sucedido.

A Apple não tem o direito de ficar com qualquer porcentagem da receita de qualquer empresa só porque eles fizeram o telefone que as pessoas usam para acessar as coisas

Os ânimos também já não estavam exatamente tranquilos com a empresa da Maçã, já que o CEO da Epic, Tim Sweeney, se manifestou recentemente contra as ações da companhia. "A Apple não tem o direito de ficar com qualquer porcentagem da receita de qualquer empresa só porque eles fizeram o telefone que as pessoas usam para acessar as coisas." Agora, parece que as coisas pioraram.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.