Descanse em paz: Froyo saiu da lista de plataformas do Android

1 min de leitura
Imagem de: Descanse em paz: Froyo saiu da lista de plataformas do Android

Lembra-se do Froyo, aquela versão do Android que foi uma das primeiras disponibilizadas ao público e trouxe novidades como suporte ao finado Flash e funcionalidades para hotspots WiFi? Pois bem, não se surpreenda se você for um dos únicos a recordar o sistema, pois a plataforma finalmente está “morta”.

Ao menos é isso o que indica a mais recente tabela de versões em distribuição do Android atualizada recentemente pela Google. Depois de tanto tempo permanecendo na lista, o Froyo acabou por finalmente representar menos de 0,1% do mercado – o valor mínimo para a empresa considerar o sistema como parte de suas plataformas em distribuição.

Você pode conferir a participação da distribuição das versões de Android através da tabela logo abaixo. Vale notar também que os dados ainda não foram atualizados na versão brasileira da página, que nem mesmo possui o Android Nougat em sua lista:

Acima, os números das versões Android em distribuição

A esse ponto, de fato, é quase uma surpresa que a versão ainda estivesse por aí. Afinal, o Froyo tem quase sete anos de existência e já perdeu suporte a praticamente todos os aplicativos e serviços mais importantes do mercado. Considerando que essa perda de suporte das empresas está afetando praticamente todas as versões do Android abaixo do 4.0, na verdade, não seria surpresa ver outros saindo dessa lista em breve.

Esse não foi o único Android a perder espaço de mercado, é claro. Todas as versões do sistema do Lollipop para baixo tiveram sua participação de mercado reduzida: o Lollipop, por exemplo, caiu de 34% para 33,4%; já o KitKat foi de 24% para 22,6%, enquanto o Jelly Bean caiu para 11,6% de seus 12,8% anteriores. Na lanterna agora estão o Ice Cream Sandwich, com 1,1%, e o Gingerbread, com 1%, ambos representando 1,2% da fatia anterior.

Os únicos sistemas a ganharem espaço no mercado, por fim, são os Androids Marshmallow, que foi de 26,3 para 29,6% de participação, e Nougat, que foi de 0,4% para 0,7% do total das versões em distribuição.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.