Vazamento: Android poderá gravar e transcrever ligações nativamente

1 min de leitura
Imagem de: Vazamento: Android poderá gravar e transcrever ligações nativamente
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O aplicativo Telefone, da Google, pode ganhar a aguardada função de gravação de chamadas em breve, disponibilizada de forma nativa, sem a necessidade de usar apps de terceiros. E ela deve vir acompanhada do recurso de transcrição, de acordo com o 9to5Google, que descobriu as novidades na versão beta do discador padrão do Android.

Segundo a publicação, o app Google Telefone 44 beta inclui um código que mostra a existência do gravador e também a maneira como ele pode ser implementado legalmente, pois alguns estados americanos exigem que todas as partes envolvidas numa ligação tenham ciência da gravação da conversa.

Desta forma o app exibe, primeiramente, um aviso de isenção de responsabilidade, informando ao usuário que ele precisa da permissão da outra pessoa para gravar a conversa. Para garantir que ambas as partes estejam cientes e não aconteçam gravações ilegais haverá ainda um comunicado por voz, informando sempre que o recurso for ativado e desativado.

O gravador já está disponível na versão beta do app. (Fonte: XDA/Reprodução)

Este aviso será exibido sempre que o usuário tocar no botão com a opção “Gravar”, que ficará visível ao receber ou realizar uma chamada, dando início à gravação. Ao final, será possível compartilhar o arquivo de áudio.

Transcrição de chamadas

Além do gravador, também foram encontrados pelos desenvolvedores do XDA, no app beta do Google Telefone, os códigos para a função de transcrição de áudio, cujos detalhes de funcionamento ainda não estão claros.

Este recurso, que também vai chegar ao Google Tradutor, seria bastante útil para quem grava entrevistas durante ligações e precisa transcrevê-las, uma vez que o app faria a função de maneira automática.

Cabe ressaltar que estes recursos ainda estão em testes e podem ser lançados num futuro próximo. Segundo o XDA, é possível que eles cheguem primeiro aos modelos da linha Pixel e aos smartphones da Xiaomi.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.