Petrolíferas da Europa sofrem ciberataques e limitam operação

1 min de leitura
Imagem de: Petrolíferas da Europa sofrem ciberataques e limitam operação
Imagem: Oiltanking

Dezenas de terminais de três das maiores empresas do ramo de petróleo na Europa foram alvo quase simultaneamente de ciberataques que derrubaram ou limitaram a atuação de plataformas dessas companhias.

Segundo a BBC, os alvos confirmados são a alemã Oiltanking, a belga SEA-Invest e a Evos, dos Países Baixos. Todas as invasões aconteceram no último final de semana, mas ainda não é possível dizer se os ataques foram coordenados e envolvem um mesmo grupo.

Investigações estão em andamento e devem trazer mais detalhes sobre o caso nos próximos dias, mas ao menos a empresa alemã teria sido alvo de um ataque da modalidade ransomware. Softwares compartilhados entre as três também serão avaliados para o caso de uma brecha ter sido explorada em massa.

Alvo não é inédito

Mesmo depois de vários dias, ainda são registradas consequências na atuação dessas gigantes. Todas as empresas afetadas confirmaram problemas nos terminais eletrônicos, além de pequenos atrasos em entrega, comunicação e fornecimento de petróleo para portos e estradas.

Além disso, elas estão operando com capacidade reduzida até que os serviços sejam totalmente restabelecidos.

O caso lembra o que aconteceu em agosto de 2021 com a Colonial Pipeline, uma das maiores do ramo nos Estados Unidos. Alvo de um ransomware de larga escala, o oleoduto teve os serviços desestabilizados a ponto de gerar uma crise no setor de abastecimento do país. Ela pagou o resgate de cerca de US$ 5 milhões aos criminosos, mas o valor foi recuperado posteriormente.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.