Aumento do nível do mar pode extinguir manguezais em 2050

1 min de leitura
Imagem de: Aumento do nível do mar pode extinguir manguezais em 2050
Imagem: Unsplash

Manguezais estão sofrendo com o aquecimento global e poderão desaparecer em 2050 com o aumento do nível do mar, segundo um novo estudo publicado nesta quinta-feira (4) na revista Science. Os pesquisadores envolvidos na análise alertaram que, se essa previsão se cumprir, graves consequências ambientais serão geradas.

Esse ecossistema, natural de locais com temperaturas mais elevadas, acumula sedimentos e migra para longe das margens quando a maré sobe. No entanto, seu sistema de adaptação às marés não suporta mudanças muito rápidas.

a  Unsplash/Reprodução 

Para entender o limite desse bioma, os pesquisadores estudaram 78 locais diferentes e seu processo de resiliência durante os últimos 10 mil anos. Os resultados desse estudo demonstraram que esse ecossistema dificilmente suportaria uma elevação do nível do mar acima de 6 mm.

No entanto, considerando o cenário mundial de emissões de gás carbônico, especialistas preveem que haja uma elevação de 7 mm por ano até 2050. "Se eles [os manguezais] desaparecerem, haverá desequilíbrios no número de peixes e outras espécies que dependem deles", alertou Erica Ashe, coautora do estudo e cientista na Universidade Rutgers, ao site Earther.

Importância dos manguezais

Além disso, a ausência dessa vegetação deixaria comunidades costeiras desprotegidas de tempestades. O vice-presidente da ONG Conservação Internacional, Will Turner, lembrou que a extinção dos manguezais ainda terá outros dois grandes impactos.

O primeiro será no controle de gás carbônico na atmosfera, já que esses biomas são capazes de absorver mais CO2 do que as próprias florestas tropicais. O segundo impacto será na economia familiar de pescadores que, em alguns locais, dependem diretamente dos manguezais para sobreviverem.

“É fundamental que reduzamos o aumento do nível do mar para diminuir esses impactos nas comunidades e garantir que os manguezais continuem a florescer, proteger as pessoas e absorver grandes quantidades de carbono”, concluiu Turner.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.