Microsoft Word inclui ferramenta que checa plágios durante a escrita

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft Word inclui ferramenta que checa plágios durante a escrita
Imagem: Microsoft/Divulgação

A ferramenta Microsoft Editor do Microsoft Word agora é capaz de checar plágios em trechos de um texto. A verificação de similaridade, como foi nomeada, ajuda a elaborar materiais mais originais e é capaz de identificar a origem de excertos para mencionar autores.

O recurso está sendo integrado ao Word do Microsoft 365 EDU A3 e A5 em versões de teste antecipado. Ao acionar o editor e selecionar o texto, o Editor escaneia o documento e denuncia ocasionais plágios de conteúdos publicados online. Também avalia a originalidade do material e sugere a citação de trechos completos, já formatando em padrões norte-americanos.

Especialmente útil para professores, a ferramenta entrega com agilidade a parcela do texto que é "inspirada" em artigos da internet. Contudo, alunos também podem solicitar avaliação da verificação de similaridade para tornar seus textos mais originais e evitar qualquer constrangimento com seus avaliadores.

a  (Fonte: Microsoft/Divulgação)

"Recentemente, houve várias mudanças relacionadas às noções sobre plágio e como torná-lo um processo de aprendizado em vez de uma armadilha. O fato de essa ferramenta encontrar similaridades durante a escrita é ótimo", disse um professor na publicação de anúncio da ferramenta.

A versão final da verificação de similaridade deve ser disponibilizada para todos os assinantes do Microsoft 365 Home e Business em julho. Não há previsão para lançamento da ferramenta em português ou adição do padrão ABNT para citações. O tutorial completo para utilização da ferramenta está disponível no site oficial da Microsoft.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.