Voxel
37
Compartilhamentos

Entenda como funcionarão as instalações obrigatórias dos jogos do PS4

Último Vídeo

Seja por meio de instalação ou de armazenamento em cache, o fato é que os jogos do PlayStation 4, mesmo em suas versões de mídia física, irão exigir um espaço considerável do seu disco rígido. Enquanto esse assunto ainda gera controvérsia, ele foi explicado pelo chefe de arquitetura do console, Mark Cerny durante um evento organizado pela Sony em Nova York.

No caso de títulos em mídia física, o console irá começar a armazenar informações em cache no momento em que o disco for inserido no PlayStation 4. Durante esse processo, o jogo estará salvando parte de suas informações no disco rígido e a quantidade de conteúdo que terá de ser salvo antes de ser possível começar a jogar irá variar entre cada título.

De acordo com o Cerny, no caso de Knack (jogo dirigido por ele), esse tempo de espera será de aproximadamente dez segundos. A partir daí, o jogo irá transferir os arquivos para o disco rígido enquanto o jogador aproveita a campanha até o momento em o pacote completo de 37 GB tenha sido transferido.

Img_normal

Os arquivos permanecerão “instalados” no console até o momento em que o jogador decidir deletá-los do sistema. Segundo Cerny, a Sony cogitou fazer com que os arquivos fossem deletados após longos períodos sem uso, mas isso foi logo descartado para oferecer mais liberdade para os jogadores gerenciarem os seus arquivos.

Obrigatoriedade de instalação

Os dados são instalados, de acordo com Cerny, porque o console foi feito para não ler informações diretamente dos discos. Enquanto o drive de Blu-ray do PlayStation 4 é três vezes mais rápido do que o de seu antecessor ao mesmo tempo em que o novo console conta com seis vezes mais memória, é menos trabalhoso recuperar informações do próprio disco rígido.

Cerny explicou que uma das maiores reclamações dos desenvolvedores de jogos para o PlayStation 3 era o tempo de espera para carregar novos estágios nos jogos e a mudança deve aliviar isso. Desse modo, não é surpreendente que o Xbox One da Microsoft também recorra ao mesmo recurso.

O PlayStation 4 chega aos Estados Unidos no dia 15 de novembro. No Brasil e na Europa, o console chega um pouco mais tarde, no dia 29 de novembro.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.