Oscar: cerimônia de 2021 pode ser adiada por conta do coronavírus

1 min de leitura
Imagem de: Oscar: cerimônia de 2021 pode ser adiada por conta do coronavírus

A 93ª edição do Oscar, prevista para acontecer no dia 28 de fevereiro de 2021, pode ser adiada por conta do coronavírus. Segundo a Variety, fontes ligadas à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas comentaram que a possibilidade está sendo discutida, embora os membros ainda estejam longe de um consenso.

O adiamento seria uma maneira de oferecer aos filmes mais tempo para que possam ser exibidos nos cinemas e concorrer à cerimônia. Apesar disso, uma das fontes afirmou que muitos detalhes sobre essa possível mudança ainda não foram discutidos. Já outra fonte afirmou que até o momento a data não mudou.

Elenco de 'Parasita' recebendo o prêmio de Melhor Filme na cerimônia de 2020Elenco de 'Parasita' recebendo o prêmio de Melhor Filme na cerimônia de 2020Fonte:  IMDb/Reprodução 

Mudanças nas regras

Há cerca de um mês, o conselho administrativo da Academia decidiu aceitar que filmes lançados em streaming pudessem concorrer ao Oscar em 2021. De acordo com as regras do Oscar, para poder participar da disputa, um filme precisa ser exibido no cinema por pelo menos sete dias em Los Angeles.

Esta mudança inédita surgiu por conta da pandemia do novo coronavírus, que fez com que os cinemas ao redor do mundo fossem fechados e diversos lançamentos precisassem ser adiados. A nova regra vale até que seja seguro reabrir as salas para o público.

“Acho que todo mundo compreende a difícil situação dos cineastas e estamos aqui para apoiar nossos membros e a comunidade cinematográfica”, disse David Rubin, presidente da Academia. “Faz sentido [mudar as regras] quando não sabemos qual o cenário para o lançamento de filmes em salas de cinema. Precisamos fazer concessões apenas para este ano e durante esse período em que os cinemas não estão abertos para que um excelente trabalho cinematográfico possa ser visto e celebrado”.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.