Apple demonstra interesse na compra de sensores para veículos autônomos

1 min de leitura
Imagem de: Apple demonstra interesse na compra de sensores para veículos autônomos

A chegada dos carros autônomos acessíveis não parece estar longe, mas por enquanto apenas acompanhamos os movimentos das grandes empresas nesse sentido. Apesar desse sistema já existir em modelos da Tesla, a popularização da tecnologia talvez seja tão revolucionária quanto o surgimento dos smartphones.

Como a solução não precisa necessariamente ser criada por uma montadora de automóveis, a Apple já vem mostrando que está disposta a desenvolver seu próprio veículo autônomo, ou pelo menos o sistema para que isso seja possível.

Sensores LiDar

O mais recente indício de que isso provavelmente está acontecendo foi o contato realizado pela Maçã com quatro fornecedores de sensores LiDAR, essenciais para essa nova tecnologia. Apesar de não confirmar o desenvolvimento de um novo produto, o interesse nesse tipo de equipamento mostra que de alguma forma eles não pretendem ficar de fora dessa inovação.

O LiDAR é uma tecnologia que usa sensores a laser para “visualizar” o ambiente e criar um modelo de 360° ao redor do carro. Com isso, todo tipo de obstáculo pode ser detectado em tempo real para que o sistema de controle do veículo tome as medidas necessárias.

Os primeiros sinais do interesse da Apple em veículos surgiram ainda em 2015. No ano seguinte, as notícias continuaram e em 2017 a empresa compartilhou os primeiros resultados de seus investimentos no setor.

Reprodução/Stringer/Anadolu Agency/Getty Images

Tudo ainda não passa de especulação, já que a empresa não confirma o desenvolvimento de um projeto nesse sentido. Mesmo assim, o último contato realizado com empresas que fornecem o LiDAR mostra que o interesse é em equipamentos mais robustos, que possuem velocidade de análise suficiente para guiar carros em altas velocidades.

A tecnologia de veículos autônomos ainda está engatinhando e não sabemos como os consumidores irão reagir às novidades. Assim como aconteceu com o mercado de smartphones, o pioneirismo aliado a qualidade tornou a Apple uma referência no mercado e pelo visto os planos são tomar o mesmo caminho com os veículos autônomos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.