Hackathon global da NASA envolve 13 cidades brasileiras no final de semana

1 min de leitura
Imagem de: Hackathon global da NASA envolve 13 cidades brasileiras no final de semana

A NASA Space Apps é uma competição global que acontece durante um final de semana e tem como objetivo garimpar soluções científicas e tecnológicas, a partir dos talentos espalhados pelo mundo todo. Os “empreendedores do espaço” — “spacepreneurs” — disputam simultaneamente em mais de 200 cidades uma maratona de desafios que envolvem robótica, visualização de dados, design, hardware e várias outras aplicações — tudo com a chancela e as informações oficiais concedidas diretamente pela agência espacial norte-americana.

O evento, apoiado pelo programa global de lançamento de startups Founder Institute, mobiliza nesta edição 13 cidades em todo o Brasil, entre sexta-feira (19) e domingo (21). A expectativa é de que mais de 2 mil pessoas se inscrevam para o Space Apps Brazil, que no ano passado destacou o projeto JUNO Radio, criado por adolescentes de Curitiba para combater incêndios e citado como finalista mundial na categoria “Melhor Conceito de Missão”.

O Founder Institute também promove um incentivo extra, que é o Star Fellowships, uma premiação para as melhores iniciativas regionais se juntarem a um programa de startups espaciais sem custo, que seria superior a US$ 700 (R$ 2.576 na cotação desta quarta-feira, dia 17).

nasa hackathonFonte: Founder Institute

Em 2017, mais de 25 mil talentos de 187 cidades em 69 países participaram do hackathon internacional da NASA. Após avaliação regional dos 2.017 projetos, os selecionados foram julgados pelas comissões da NASA e Space Apps para seleção dos finalistas e ganhadores globais nas 6 categorias: “Melhor Uso de Dados”, “Melhor Uso de Hardware”, “Melhor Conceito de Missão”, “Impacto Galáctico”, “Mais Inspiracional” e “People’s Choice”.

Os municípios brasileiros participantes confirmados nesta edição são Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Fortaleza (CE), Palhoça (SC), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA). Londrina (PR), Maringá (PR), Ponta Grossa (PR) e São Bernardo do Campo (SP) também devem entrar na lista. Para saber mais e ver como participar, visite o site do Space Apps Brazil.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.