Voxel

Epic: novo projeto e as histórias por trás de Gears of War

Último Vídeo

O diretor de design da Epic Games, Cliff Bleszinski, afirmou recentemente que a produtora anunciará um novo projeto durante a edição de 2011 da feira GDC (Game Developers Conference), prevista para ocorrer no dia 28 de fevereiro em San Francisco, Califórnia.

Nada de continuações para Gears of War ou qualquer outro projeto preexistente, entretanto. Segundo o executivo, trata-se de um universo inteiramente novo. “Os jogadores normalmente preferem investir seus dólares em um projeto já estabelecido, mas essas marcas vieram de algum lugar, certo?”, questionou retoricamente Bleszinski em entrevista recente à revista EGM.

E há exemplos, é claro. “Call of Duty foi concebido pela equipe original de Medal of Honor. Gears of War foi criado pelo sujeito por trás de Unreal Tournament”, afirma o designer. “Eu quero criar o que virá a seguir”.

Em relação às plataformas objetivadas pelo projeto, Bleszinski apenas soltou um “não há muito para ser dito no momento” ao site Joystiq.com. De qualquer forma, vale lembrar que a produtora teve sucesso considerável com Infinity Blade, e alguns rumores apontam para um título com suporte para o Kinect. É esperar para ver.

Gears of War 3 chega em setembro

O fundador da Epic Games, Mike Capps , revelou em entrevista recente que Gears of War 3 tem atualmente seu lançamento planejado para setembro de 2011. “A Microsoft nos abordou sobre a ideia de colocar o lançamento de Gears of War 3 para setembro”, afirmou Capps.

Pressão por parte da Microsoft? Não necessariamente: “Normalmente vocês devem ouvir histórias sobre publicadoras malvadas que tentam convencer o desenvolvedor a lançar mais cedo. Sempre que nós tínhamos essa conversa, nós dizíamos: ‘o jogo deve estar perfeito; deve estar acabado quando nós o lançarmos’”. Entretanto, “essa parte da indústria, para nós, faz parte do passado. Hoje nós dizemos, ‘se nós podemo fazer isso em setembro, outubro, novembro, nós podemos fazer algo tão bom quanto Halo: Reach’”.

Img_normalEm outras palavras, sim, mais algum tempo de produção faria bem ao título... Infelizmente não tão bem quanto fará uma data capaz de ameaçar o colosso da Activision, Call of Duty. De qualquer forma, uma versão beta de Gears of War 3 será empacotada juntamente com a versão de Bulletstorm para Xbox 360 — com previsão de lançamento para 25 de fevereiro.

Gears of War não foi planejado como uma trilogia

Sim, está atualmente no forno o terceiro título de uma franquia milionária. Mas, pasme, esse não era o projeto inicial da Epic Games. Em entrevista à revista OXM, o criador de Gears of War, Cliff Bleszinski, afirmou que o projeto inicial não visava criar uma trilogia. “Eu acho que se você disser algo como ‘aqui está o jogo que será o primeiro de uma trilogia épica’, os jogadores não vão acreditar e vão querer saber se o jogo é mesmo bom”, afirma o designer. “Eles ficam na defensiva mesmo”.

Img_normal

Segundo Bleszinski, “o segredo é ser humilde e dizer ‘quem sabe?’ Talvez. Seria legal. Vamos lançar um jogo de cada vez e ver como eles se saem”. Bem, o resto é história.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.