Equipe da Naughty Dog comenta The Last of Us, Uncharted 4 e nova geração

Equipe da Naughty Dog comenta The Last of Us, Uncharted 4 e nova geração

Último Vídeo

Ficou ansioso por notícias de jogos da Naughty Dog na gamescom 2014 e saiu de mãos vazias? O diretor Neil Druckmann e o programador-chefe Jason Gregory foram ao podcast In-Game Chat e contaram algumas novidades bem interessantes sobre a desenvolvedora e seus projetos em andamento.

Abaixo, você confere um resumo dos principais temas tratados. O podcast completo (em inglês) pode ser baixado por aqui.

The Last of Us

The Last of Us ganhou uma versão remasterizada só porque ele "quase foi grande mais" para o PS3, o que significa que o game no PS4 é o melhor jeito em que ele pode ser experimentado. Gregory explicou que algumas partes foram portadas facilmente, mas outras eram desafiadoras. O avanço na GPU do PS4, por exemplo, obrigou o programador a estudar as mil e uma coisas que ela pode fazer ao mesmo tempo para extrair o máximo de desempenho gráfico do console.

A arquitetura também mudou: o PS4 tem seis processadores centrais, e fazer tudo rodar em paralelo no game foi complicado — no PS3, era uma CPU central e seis subunidades. A falta de kits para desenvolvedores obrigou a equipe a usar engines de PC que seriam parecidas com o que veríamos no console da Sony.

A equipe falou ainda que game é travado em 60 fps, mas pode chegar a 80 fps em alguns momentos. Isso significa que há potencial a ser explorado — e Uncharted 4: A Thief's End está aí para provavelmente receber tais otimizações.

Estilo de trabalho

Uncharted 4, The Last of Us (melhorias e DLCs) e "um grande projeto em estágio superinicial de desenvolvimento" são os games atuais da Naughty Dog. Exceto no primeiro caso, as equipes não são fixas, mas as contratações são bastante seletivas.

Nova geração e 3D

A equipe foi só elogios ao PS4. Apesar das dificuldades no aprendizado do funcionamento, ele tem muito mais memória e potência. Além disso, a equipe possui um novo sistema de compressão para cenas de corte e texturas, economizando espaço em disco para inserir extras ou até melhorar os gráficos.

Além disso, usar efeitos em 3D nunca esteve nos planos para The Last of Us e, por enquanto, ele não faz parte de Uncharted 4. Uncharted 3: Drake's Deception estreou o recurso e "foi uma boa experiência".

Sobre Uncharted 4, Druckmann avisou que está discutindo bastante com o roteirista sobre história e jogabilidade, o que faz com que a equipe trabalhe cada vez melhor e mais unida. Novidades? "Em breve", disse o diretor.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.