Especial Jogos do Ano: a sexta geração foi a mais épica de todas?

Especial Jogos do Ano: a sexta geração foi a mais épica de todas?

Último Vídeo

E aí, qual foi o seu game predileto da era Dreamcast, PS2, Xbox e GameCube? O nosso especial de Jogos do Ano continua, e dessa vez a gente vai colocar na mesa os prêmios que a sexta geração levou para casa, uma das mais queridas e marcantes de todos os tempos, além de ser aquela que significou a infância de muita gente.

Se você se lembra do vídeo e da matéria anterior, utilizamos as premiações da VGA para determinar o campeão do ano, já que ela é considerada a oficial nos dias de hoje. Porém, a VGA começou em 2003 apenas, enquanto a sexta geração começa em 1999, também conhecido pelo ano do Dreamcast com o lançamento em 09/09/1999. E aí, como fica?

Por causa dessa bagunça toda, acabamos dividindo da seguinte forma: de 1999 até 2002, escolhemos a Game Informer, uma das revistas mais aclamadas da época. Contudo, como a VGA começou em 2003, acabamos optando por escolher as premiações dela desse ano em diante para ter informações mais oficiais por aqui. Com as devidas introduções explicadas, bora ver o que sexta geração ganhou de troféu! Caso tenha perdido a parte 1, que aborda a sétima geração, você pode conferir aqui.

Vencedor de 1999: Tony Hawk’s Pro Skater

Em 1999, o PlayStation original e o Nintendo 64 ainda estavam vivões e cheio de conteúdo, mas o Dreamcast, que foi lançado em 1998 no Japão, chegou no fim do ano ao Ocidente, substituindo o Sega Saturn. Como é de praxe, começo de geração nova sempre tem disputa de games cross-gen ou embates entre títulos de eras diferentes.

Em 1999 isso não foi diferente.  Alguns games exclusivos, como o belíssimo SoulCalibur no Dreacast, que era melhor que a versão de arcade, Silent Hill de PlayStation, Super Smash Bros. de 64, Age of Empires II e System Shock 2 no PC, e muitos outros multiplataformas estavam na competição, como Tony Hawk’s Pro Skater, que acabou ganhando o primeiro lugar no pódio e se tornou o vencedor. Como o game saiu para Dreamcast, já dá para colocar ele na lista. Apesar de o game de skate ter levado nessa, muitos outros veículos consideraram Soul Calibur o jogo do ano.

Tony Hawk Pro Skater

Vencedor de 2000: Tony Hawk’s Pro Skater 2

Na virada do milênio, o PlayStation 2 chegava ao Japão e o Dreamcast começava a ter uma base maior, mas a geração passada ainda imperava entre os jogadores. Por conta disso, muitos games icônicos apareceram neste ano, como é o caso de Zelda: Majora’s Mask, Chrono Cross, Final Fantasy IX e muitos outros despontaram, mostrando que a antiga leva de consoles ainda tinha caldo do bom para oferecer.

Mesmo com games muito aclamados, como The Sims, Diablo 2, Marvel vs. Capcom 2, Resident Evil Code: Veronica e muitos outros. Porém, parece que a franquia Tony Hawk conquistou o mundo nessa época com as suas manobras fáceis de fazer, a trilha sonora de rock hardcore e uma jogatina fácil de se divertir. Mesmo com concorrentes de peso, Tony Hawk Pro Skater 2, que saiu para Dreacast e Xbox da sexta geração, levou o prêmio.

Tony Hawk Pro Skater 2

Vencedor de 2001: Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty

Acho que já deu de games da geração passada, né? Finalmente a sexta geração deslanchou e começou a ganhar a notoriedade que merecia em 2001. Sem dúvidas, foi nesse ano que o verdadeiro salto gráfico e de qualidade de mecânicas começou a ficar evidente, principalmente por conta de games como GTA III, Halo: Combat Evolved, Silent Hill 2, Max Payne e muitos outros.

Porém, a obra-prima de Hideo Kojima que dividiu a legião de fãs é quem levou o troféu. Considerados por muitos o jogo mais bonito do começo dessa geração, o game chamou atenção pela quantidade de atenção aos detalhes. E aí, será que ele mereceu mesmo? Com GTA III em 3D pela primeira vez e Shenmue II do Dreamcast, a competição é acirrada.

Metal Gear Solid 2

Vencedor de 2002: Grand Theft Auto: Vice City

A Rockstar tem um histórico de preferência, e mesmo não levando no ano anterior, 2002 foi certeiro. Considerado por muitos o melhor jogo da série e um dos melhores de toda a geração, Grand Theft Auto: Vice City foi o grande campeão deste ano, pois levou o padrão de mundo aberto a outro patamar.

Porém, não pense que a competição foi fácil, pois a Nintendo havia lançado Metroid: Prime, a Bethesda havia lançado The Elder Scrolls III: Morrowind para PC, a Blizzard trazia Warcraft 3, a Square tinha Final Fantasy X, e várias outras produtoras com jogos grandes. Para você, GTA: Vice City também foi marcante a ponto de ofuscar esses games?

GTA Vice City

Vencedor de 2003: Madden NFL 2004

Agora as coisas ficam mais organizadas e, de certa forma, mais oficial, pois 2003 foi o primeiro ano que a VGA assumiu a premiação, a mesma organização que comando nos dias de hoje. Porém, a primeira edição do evento não foi muito confiável, apesar de ter sido apresentado em um grande estádio de Las Vegas e ter muita atenção.

Nessa época, número de vendas e popularidade nas terras do Tio Sam contavam muito, algo que fez com que a premiação desconsiderasse a qualidade em alguns casos. Por conta disso, Madden NFL 2004 foi o vencedor, tirando do pódio games como Zelda: Wind Waker, SOCOM II, Splinter Cell e até mesmo GTA Vice City, que foi considerado na premiação também. No mínimo estranho, não?

Madden NFL 2004

Vencedor de 2004: Grand Theft Auto: San Andreas

Tava sentindo falta daqueles anos fervorosos e que colocavam fogo na competição? Rapaz, 2004 foi esse ano. Depois de alguns anos mornos, 2004 veio para arrebentar e trouxe batalhas até a morte, porque acredite: não foi fácil saber qual foi o melhor jogo do ano não. Sem dúvidas, esse foi o auge da sexta geração.

Entre os competidores, temos Metal Gear Solid 3, considerado por muita gente o melhor de toda a franquia e um dos mais icônicos games de PS2, Halo 2, uma das sequências mais aguardadas da Microsoft também deu as caras, Half-Life 2, o jogo mais consagrado da Steam e considerado uma das melhores obras da história, e Burnout 3, um dos games de corrida mais divertidos da história. Apesar de a competição ser acirrada, a Rockstar costuma levar e não deu outra: GTA San Andreas ganhou. Você concorda com a escolha?

GTA San Andreas

Vencedor de 2005: Resident Evil 4

Em 2004 o circo pegou fogo, mas 2005 não ficou muito para trás não. O ano teve tantos títulos bons que, de certa forma, há muitos games que mereciam ser indicados e não foram por causa de espaço. Entre os nomeados, temos Call of Duty 2, F.E.A.R., God of War, World of Warcraft e Resident Evil 4.

Apesar de serem ótimos nomes, há alguns excelentes que ficaram de fora, como Shadow of the Colossus, Need for Speed Underground 2, Star Wars: Battlefront II, Star Wars: Knights of the Old Republic II e muitos outros. Porém, quem levou foi Resident Evil 4, que trouxe novos paradigmas para o gênero e implementou um sistema de câmera utilizado até hoje. Porém, há quem discorde dessas mudanças e não curta o jogo. Se você for um deles, qual escolheria no lugar? Lembrando que temos dois especiais do jogo aqui no site: um sobre a dificuldade adaptativa e outro sobre os 12 anos do game.

Resident Evil 4

...

Esse foi o resumo da sexta geração, que foi um pouco mais quebrada que o convencional e ainda teve divisões nas premiações, já que a VGA só surgiu em 2003. Curtiu esse vídeo também? Ainda tá afim de saber o que vem antes ou depois? Deixa um comentário na matéria falando qual é a próxima geração que você gostaria de ver! Lembrando que essa é a segunda parte do especial, e você pode conferir a primeira neste link.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.