Facebook libera esquemas de construção de câmera Surround 360

1 min de leitura
Imagem de: Facebook libera esquemas de construção de câmera Surround 360

A Surround 360 é uma construção de 17 câmeras voltada para a captura de vídeos em 360°. Inicialmente, ela foi apresentada pelo Facebook durante uma conferência própria para desenvolvedores. Agora, a companhia está liberando os esquemas e tornando a Surround um projeto de "código livre" com a meta de encorajar o uso desta tecnologia.

O Facebook já liberou os PDFs da construção que ensinam passo a passo a montagem. "Existem pessoas que vão tentar diferentes configurações, tentando tornar o projeto menor, mais barato e mais leve", comentou Brian Cabral, diretor de engenharia na rede social. "Outras pessoas vão tornar maior a Surround, tanto em tamanho quanto em resolução. E isso não é só uma coisa boa, como também encorajamos isso".

Porém, a brincadeira não sai barata: a Surround 360 completa, com os materiais e câmeras indicadas, tem um custo de US$ 30 mil (R$ 98 mil). Ainda, são necessárias cerca de 4 horas para montar o projeto por meio dos esquemas.

Surround 360

Sobre os vídeos em 360°, a Surround pode capturá-los com uma resolução de até 8K — infelizmente, o Facebook ainda não consegue reproduzir um vídeo com tal resolução dentro da própria rede social. Mas a liberação dos esquemas é um avanço: quem sabe, em breve, não teremos produtos similares no mercado e com um preço mais em conta?

Saiba mais aqui.

Surround

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.