Rick & Morty: fãs propõem nova teoria sobre loop temporal

3 min de leitura
Imagem de: Rick & Morty: fãs propõem nova teoria sobre loop temporal

Rick & Morty é uma série que apresenta um universo extremamente aleatório e frio, além de uma moralidade um tanto quanto pessimista. A animação adulta do Cartoon Network, que está disponível na Netflix, teve uma nova teoria criada pelos fãs que sugere um destino final um pouco severo para os personagens.

A teoria, proposta por um usuário do Reddit, aponta que tanto Rick quanto Morty estão presos em um loop temporal e que Morty eventualmente crescerá para se tornar Rick. Isso justificaria muitas questões apresentadas pela série. Ou seja, Rick seria, na verdade, uma versão de Morty que cresceu e se transformou em um supergênio.

Eventualmente, descobrindo essa armadilha do tempo e o destino de Rick, Morty assumiria o seu nome e viajaria pela galáxia antes de conseguir ser sua própria versão da vida de Rick. O personagem ainda conheceria uma mulher, teria uma filha chamada Beth e definiria um novo ciclo para recomeçar. 

(Cartoon Network/Reprodução) Adult Swim/Reprodução

Essa teoria consegue justificar um Rick infeliz e amargurado com a vida que leva, já que sabe que, em algum momento, vai desaparecer e deixar que seu neto sofra com a mesma tristeza.

Na base multiversal apresentada pela série, os Mortys que realmente conseguiriam crescer acabariam amargurados por serem uma versão de seus próprios avôs. E a teoria ainda diz que mesmo os Mortys que perdem seus Ricks não estão a salvo desse destino. 

Os Mortys acabariam abandonados em sua realidade natal com o conhecimento de que seu avô está morto. Ou seriam levados de volta à Cidadela para serem treinados a fim de ajudar uma versão diferente de Rick. Inclusive, aqueles que não se encaixassem no cenário viveriam nas ruas da Cidadela morrendo de coisas inúteis.

Entretanto, essa teoria significaria que a epifania de Morty desde a 1ª temporada era realmente falsa. Depois de condenarem sua realidade doméstica durante o 6º episódio, "Rick Potion No. 9", Rick e Morty viajaram para uma dimensão muito semelhante, onde Rick e Morty deste mundo morreram de repente. 

(Cartoon Network/Reprodução) Adult Swim/Reprodução

Depois de enterrar seu próprio corpo e tomar seu lugar no mundo, Morty chega à conclusão de que "ninguém existe de propósito, ninguém pertence a lugar algum, todo mundo vai morrer". Mas como ele disse a Summer durante o 8º episódio da 1ª temporada, intitulado "Rixty Minutes", ainda encontra alguma felicidade em seus entes queridos.

Contudo, a teoria tem algumas falhas, não é? Se Morty está destinado a se transformar em Rick, sua crença de que nada importa no mundo, em longo prazo, não consegue se sustentar. A teoria mostra que Morty tem um propósito: tornar-se Rick e manter a linha do tempo seguir em funcionamento. 

Esse é um destino deprimente para o personagem, especialmente porque ele se torna cada vez mais desiludido com Rick à medida que a série nos mostra o relacionamento entre eles. Isso pode até ser o que levou ao nascimento do Evil Morty — uma versão de Morty que era realmente muito inteligente e também bem brutal para matar vários Ricks, além de roubar e torturar outros Mortys.

(Cartoon Network/Reprodução) Adult Swim/Reprodução

A teoria mostra que essa descoberta cruel para todas as versões de Morty poderia até levar o Evil Morty a tentar fazer algo a respeito. E essa poderia ser sua motivação para assumir a Cidadela de Ricks durante o 7º episódio da 3ª temporada, intitulado "The Ricklantis Mixup". 

Nele, seria estabelecido um novo sistema no qual os Mortys não seriam apenas livres para realizar outros objetivos ou viver suas vidas, mas também para quebrar o ciclo de se tornarem Ricks futuramente. E isso daria a essa figura genuinamente do mal uma motivação mais convincente: Morty teria raiva de seu avô já há muito tempo.

Mas essa teoria, apesar de interessante, mudaria totalmente de configuração a mitologia presente na série. Será que isso é verdade?

Texto escrito por Matheus Rocha da Silva via Nexperts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.