Voxel

“Estamos falhando” com desenvolvedores independentes, admite programador do Steam

Último Vídeo

Em agosto de 2012 a Valve lançou o sistema Steam Greenlight, voltado para os criadores de jogos independentes. O programa tinha o objetivo de permitir que os jogadores escolham os games que devem ser colocados nas prateleiras da loja virtual da empresa, a Steam. Entretanto, a iniciativa não é o suficiente, afirma o programador da companhia Tom Bui.

De acordo com uma matéria postada no site Indie Statik, Bui reconheceu as deficiências do sistema nos fóruns do Steam e explicou que a empresa está preparando ações para melhorar a situação.

“O que importa é que estamos dando aos consumidores a chance de comprar seus jogos e deixar que eles votem com seus dólares. Nós percebemos que estamos falhando nesse sentido e estamos trabalhando para consertar a situação”, afirmou Bui.

Novos games e ferramentas para desenvolvedores

Com a pausa por conta da liquidação de versão, Bui conta que a Steam deve trazer mais projetos do Greenlight para a loja nos próximos meses. Entretanto, o programador assume que há pontos que ainda precisam ser melhorados. A Valve também está trabalhando em um sistema que permita aos desenvolvedores realizarem mudanças diretamente nas páginas de seus jogos dentro da loja virtual.

Até agora, as mudanças só podem ser realizadas pela Valve, o que torna o processo lento e burocrático. “Várias dessas mudanças que nós estamos fazendo não são visíveis para quem está fora do sistema, mas o que basicamente estamos tentando fazer é automatizar um monte de processos... E colocar as ferramentas nas mãos dos desenvolvedores”, explicou Bui.

Os comentários do programador surgiram após uma carata aberta divulgada pelo desenvolvedor Poe, da Six Sided Sanctuary, que apontou uma série de deficiências para desenvolvedores independentes que procuram entrar no Steam e propôs mudanças para lidar com os problemas.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.