Estrangeiro vence torneio de StarCraft na Coréia do Sul depois de 16 anos

Estrangeiro vence torneio de StarCraft na Coréia do Sul depois de 16 anos

Último Vídeo

A Coréia do Sul é conhecida como um dos templos do eSport mundial. Isso porque, desde 2000, o país incentiva competições de StarCraft com direito a ligas profissionais, jogadores com salários e até mesmo canais de televisão específicos para as competições de games. Mas, nessa semana, um fato histórico aconteceu para remexer a história: um estrangeiro venceu, depois de 16 anos, um torneio profissional de StarCraft dentro do país que é a potencial mundial da franquia.

Alex "Neeb" Sunderhaft, de apenas 18 anos, seguiu para disputar a KeSPA Cup 2016 de StarCraft II: Legacy of the Void entre os dias 27 de setembro a 3 de outubro na capital sul-coreana Seoul. Depois de seis dias de intensas competições, o estadunidense seguiu para a final contra Cho "Trap" Sung Ho e venceu o representante da casa por quatro mapas a zero.

Com isso, Neeb se torna um dos pouquíssimos estrangeiros a vencer um título de StarCraft em solo coreano — além de ser o primeiro a realizar o feito em SC2. A última vez que isso aconteceu foi em 2000, quando o canadense Guillaume "Grrrr..." Patry venceu a Hanaro Ongamenet Starleague contra Kang "H.O.T-Forever" Doh Gyung em StarCraft: Brood War. Na época, o estadunidense tinha apenas dois anos de idade.

Abaixo, você confere a quarta e última partida da grande final com narração em inglês. Os demais jogos estão disponíveis no canal eSportsTV no YouTube.

Neeb não foi o único estrangeiro a participar do evento. Artur "Nerchio" Bloch, da Polônia, e Alexis "MarineLorD" Eusebio, da França, também se classificaram por meio de seletivas européias, mas nenhum dos dois conseguiu passar da fase de grupos. O atual campeão sul-coreano, Byun "ByuN" Hyun Woo, também não conseguiu passar dessa etapa.

A última participação internacional de Neeb foi na WCS Copa Intercontinental, no México. Na ocasião, ele terminou em terceiro lugar, perdendo para o holandês Marc "uThermal" Schlappi nas semifinais. Quem levou esse campeonato foi o norueguês Jens "Snute" Aasgaard.

Especial eSports: Entenda tudo sobre o mundo dos video games competitivos na matéria completa do TecMundo Games!

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.