Jovem de apenas 15 anos tem uma das maiores coleções Apple do mundo

3 min de leitura
Imagem de: Jovem de apenas 15 anos tem uma das maiores coleções Apple do mundo

O que começou com uma simples busca de um garoto por um computador para jogar e fazer suas lições de casa acabou como um impressionante museu de aparelhos da Maçã.

Atualmente competindo entre as 20 maiores coleções Apple do mundo, Alex Jason, de apenas 15 anos, está prestes a inaugurar seu museu para visitação pública, contendo itens raríssimos, como protótipos de computadores, uma cópia original encadernada do Woz Pak – as anotações de código feitas por Steve Wozniak para o Apple II – e até mesmo um Apple I, que pode ser o único da existência com chips originais.

Esses são apenas alguns dos aparelhos dispostos nos 100 m² do porão da família Jason

Isso já seria bastante impressionante por si só, mas o mais incrível é que Alex não é nenhum milionário: ele conseguiu essa façanha simplesmente com o dinheiro que juntou em seu trabalho de aparar grama.

De uma necessidade para um hobby gigante

Toda essa história teve início quando Alex encontrou um iMac G5 no Craigslist e conseguiu negociar uma troca do aparelho por uma minibike e um snowblower. Ao perceber que não havia muito mais a fazer com a máquina, que já estava em seu limite de melhorias, o garoto acabou indo atrás de outros Macs mais antigos para trabalhar – fosse desmontando-os para entender seu funcionamento ou consertando aqueles que estavam quebrados.

“Eu só queria um computador legal”, começou ele, “mas percebi que esses computadores estão sendo jogados fora. Isso é meio como tudo se desenrolou. Eu queria montar uma coleção, compartilhá-la online e criar um museu”, continuou o jovem estudante.

A coleção atualmente conta com vários modelos diferentes de aparelhos icônicos feitos no início da companhia

Inicialmente, Alex conseguiu seus primeiros aparelhos em uma grande compra feita com suas próprias economias. Só ali o garoto teve um achado e tanto: além de 10 computadores da empresa, ele conseguiu um Apple 3 que incluía o protótipo de um joystick. Outra de suas grandes aquisições foi o protótipo de um mouse, feito em plástico transparente, encontrado pelo pai do jovem e dado a ele como um presente de aniversário.

Atualmente, a coleção de Alex é realmente enorme. Seu “museu” conta com banners e propagandas da Apple preenchendo cada espaço nas paredes; fileiras dos iMacs clássicos se estendem em uma mesa, contendo todas as cores já fabricadas do modelo. Com exceção do raríssimo Lisa 1, a coleção possui todos os computadores normais da Apple, bem como modelos portáteis, protótipos de Powerbooks e de um Color Classic e até modelos japoneses dos primeiros Macs.

Não há como negar que a visão de protótipos como esses é de impressionar qualquer um

Nem mesmo os aparelhos fracassados da Apple, nos tempos em que Steve Jobs estava desligado da empresa, ficaram de fora do museu. O mesmo vale para os computadores feitos pela companhia fundada por Jobs após ser demitido – a também famosa NeXT.

De uma coleção para um museu de verdade

Se antes o hobby de conseguir mais computadores era apenas de Alex, hoje o projeto também é de seu pai, Bill Jason, que abandonou o emprego para ajudar seu filho. Agora ambos vão juntos a eventos de PCs antigos mostrar sua coleção, além de terem feito amizades com muitos colecionadores; alguns deles, aliás, são ex-engenheiros da Apple que chegaram a dar protótipos de aparelhos para a coleção.

Bill Jason e seu filho, Alex Jason, atualmente trabalham juntos em sua empreitada de criar um enorme museu de aparelhos Apple

Infelizmente, como a coleção está no porão da casa da família Jason, não há como Alex abrir seu museu para visitações públicas. Por sorte, no entanto, uma biblioteca foi doada à dupla para que ele e seu pai possam abrir seu museu oficialmente – algo que, aliás, eles já têm em mente desde que tinham em torno de 55 itens, segundo o site Cult of Mac.

É claro que ainda há um longo caminho até que os dois encontrem uma maneira de colocar os computadores à mostra com segurança, mas eles preveem que isso deve acontecer ainda no começo de 2017.

Você já viu algum aparelho antigo da Apple ao vivo? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.