Estudo usa StarCraft 2 para mostrar como a idade afeta os gamers

Estudo usa StarCraft 2 para mostrar como a idade afeta os gamers

Último Vídeo

Você já parou para pensar em como envelhecer afeta sua habilidade na hora de jogar videogames? Na maioria dos casos, pensamos apenas que ela traz vantagens – afinal, com a idade vem a experiência, que nos é de grande ajuda na hora de vencer os desafios. Mas o que a maioria esquece é que outros aspectos fisiológicos, como nosso tempo de resposta, são drasticamente afetados a cada ano acumulado.

Prova disso é uma pesquisa publicada no site PLOS One, que testou uma série de jogadores de StarCraft 2 das mais variadas faixas de idade. Neles, os candidatos precisavam simplesmente responder o mais rápido possível ao que quer que aparecesse na tela.

Os resultados, segundo eles, mostraram que o declínio de desempenho em nossas respostas cognitivas começa a partir dos 24 anos. Em comparação a alguém de 39 anos que é igual ao seu adversário em todos os outros aspectos, o mais jovem costuma ser 150 milissegundos mais rápido para reagir ao que aparecia na tela. No fim das contas, temos uma “perda” de 30 segundos para o jogador mais velho em uma partida de 15 minutos. A diferença, apesar de tudo, é pequena, mas pode fazer toda a diferença entre a vitória e a derrota em um game.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.