App usa câmera do smartphone para detectar pacientes com anemia

1 min de leitura
Imagem de: App usa câmera do smartphone para detectar pacientes com anemia

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um método de detecção de anemia que utiliza apenas a câmera do smartphone e um pequeno conjunto de luzes de LED.

O aplicativo HemaApp, desenvolvido pelos cientistas e testado em um Nexus 5, faz uma análise da cor do sangue e estima a quantidade de glóbulos vermelhos presentes na corrente sanguínea. Para isso, ele grava um vídeo do dedo do paciente com as luzes do flash acesas. Se o número de células vermelhas for baixo, significa que a pessoa provavelmente tem anemia.

Os testes com o aplicativo conduzidos no Hospital Pediátrico de Seattle foram animadores. Embora o método ainda não seja tão preciso quanto um exame de sangue, ele teve a mesma eficiência do Masimo Pronto, um equipamento que custa algumas centenas de dólares e também utiliza LED para detectar a doença e medir o nível de hemoglobinas.

Um dos responsáveis pela invenção é o professor Shwetak Patel, que desenvolve várias formas de utilizar smartphones para baratear exames médicos. Outro sistema criado por ele usa o microfone do celular para monitorar a respiração de um paciente enquanto dorme, podendo detectar problemas pulmonares, como a asma.

A anemia afeta cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a maioria causada por dietas com pouco ferro. O mais preocupante é que grande parte dos afetados vivem em regiões pobres do planeta e não têm acesso aos exames.

Com o novo método, a expectativa é de que os testes se tornem mais acessíveis em regiões com muitos smartphones e que sejam utilizados por equipes médicas em regiões onde não há celulares. Por enquanto, o aplicativo ainda está em fase de testes.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.